SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 issue2The articulation among individual, group and organizational learning: a study in the industrial environmentCriteria of portfolio formation of stocks through hierarchical clusters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

Abstract

FARIAS, Hiron Pereira  and  SAFADI, Thelma. Causalidade entre as principais bolsas de valores do mundo. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online) [online]. 2010, vol.11, n.2, pp.96-122. ISSN 1678-6971.  https://doi.org/10.1590/S1678-69712010000200005.

O objetivo deste trabalho foi analisar os mercados dos países emergentes que fazem parte do Bric, com exceção da Índia, buscando mostrar como os mercados do Brasil, da Rússia e China se comportam entre si e em relação ao mercado dos Estados Unidos. Analisou-se também como alguns países desenvolvidos do grupo G8, Estados Unidos, Reino Unido e Japão, se comportam. Em cada análise, ajustou-se um modelo VAR e buscou-se verificar o grau de dependência dentro e entre cada grupo, utilizando teste de causalidade de Granger, critérios de seleção de modelos, função resposta a impulso e decomposição da variância do erro de previsão. Nas análises realizadas, os mercados brasileiro e americano mostraram forte influência sobre os demais mercados, e, na análise entre os grupos, consideraram-se o mercado dos Estados Unidos do grupo ERJ e todos os mercados emergentes do grupo BRC. O mercado americano mostrou forte influência sobre os outros mercados.

Keywords : Mercados emergentes e desenvolvidos; Índices de bolsas de valores; Teste de causalidade de Granger; Função resposta a impulso; Decomposição da variância do erro de previsão.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License