SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2La reflexión como un mediador de gestión de aprendizaje en las organizaciones no gubernamentalesEvaluación de la insolvencia en las cooperativas de crédito: una aplicación del sistema Pearls índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

RAM. Revista de Administração Mackenzie

versión On-line ISSN 1678-6971

Resumen

AGUIAR, Andson Braga de; PIMENTEL, Renê Coppe; REZENDE, Amaury José  y  CORRAR, Luiz João. Análise dos direcionadores de valor em empresas brasileiras. RAM, Rev. Adm. Mackenzie (Online) [online]. 2011, vol.12, n.2, pp. 90-112. ISSN 1678-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712011000200005.

Estratégias competitivas são formuladas e implementadas com a finalidade de gerar valor para o acionista. Este estudo pretende identificar e analisar os direcionadores de valor mais representativos para o conjunto de empresas incluídas na amostra e por setor - indústria, serviços e comércio. Utiliza-se a abordagem da geração de valor para o acionista (SVA) para a identificação dos potenciais direcionadores de valor de uma empresa. Na revisão da literatura, são descritas diferentes medidas de retorno que pretendem capturar a criação de valor e suas limitações; além disso, faz-se um detalhamento da abordagem SVA. Testa-se a hipótese de que não existem diferenças estatisticamente significantes entre os principais direcionadores de valor de empresas que atuam em diferentes setores. Foram coleta-dos dados referentes ao valor da empresa e aos direcionadores de valor no período de 2001-2005. Emprega-se a técnica estatística de dados em painel. Os resultados demonstram que os direcionadores de valor mais relevantes para o conjunto das empresas foram "lucro operacional" e "investimento em capital de giro". Além disso, existem diferenças entre empresas que atuam em diferentes setores - indústria e serviços - quanto aos principais direcionadores de valor. Portanto, não foi possível confirmar a hipótese de pesquisa. A principal implicação desses resultados é que empresas que atuam em diferentes setores enfatizam diferentes direcionadores de valor com a finalidade de gerar valor para o acionista. Este estudo contribui para a pesquisa em contabilidade sobre o tema ao identificar os principais direcionadores de valor por setor de atividades e, ainda, as diferenças quanto aos direcionadores de valor mais representativos entre os setores de atividade, sob uma abordagem quantitativa.

Palabras llave : Valor para o acionista; Direcionadores de valor; Lucro operacional; Investimento em capital de giro; Dados em painel.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués