SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número2Análisis de los elementos de alineación estrategica entre negocio y la tecnologia de información con el proceso de desarollo de productosEstrategias y tácticas emprendidas en las organizaciones familiares del Mercadão de Madureira (Rio de Janeiro) índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

RAM. Revista de Administração Mackenzie

versión On-line ISSN 1678-6971

Resumen

VALADAO, José de Arimatéia Dias  y  SILVA, Soraya Sales dos Santos e. Justaposições da estratégia como prática e processo de estratégia: antes da visão pós-processual da estratégia. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2012, vol.13, n.2, pp. 171-195. ISSN 1678-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-69712012000200007.

O presente trabalho procura discutir as justaposições entre a estratégia como prática e o processo de estratégia, objetivando associar as duas formas de abordagens do fazer estratégico. O trabalho se justifica pelo fato de que a estratégia como prática tem ganhado força e muitos são os estudos que têm se destacado dentro das pesquisas em estratégia. A estratégia nessa perspectiva é vista como uma prática social e procura entender como os praticantes em estratégia agem e interagem. Atualmente, essa proposta é comparada com a visão processual, e há várias pesquisas que envolvem, ao mesmo tempo, processo da estratégia e estratégia como prática, seja dentro ou fora do contexto organizacional. O processo de estratégia, por sua vez, é muito mais do que um simples plano, como foi inicialmente concebido, pois envolve comportamento, ação, reflexão e padrões que emergem incrementalmente entre passado e futuro, pensar e agir, modelar e desenvolver. Essas relações se desenvolvem na sincronia do ambiente interno e externo que interatuam e continuamente delineiam o processo de mudança na alocação e no ordenamento de recursos, bem como na busca pelas vantagens competitivas da empresa. Diante da proximidade dessas relações teóricas, este trabalho se propôs a verificar quais as justaposições do processo de estratégia e a estratégia como prática no fazer estratégico das organizações. Metodologicamente, o trabalho procurou construir uma linha teórica para as conceituações de processo de estratégia e estratégia como prática, para em seguida associar os conceitos abordados por meio da identificação das inter-relações teóricas entre ambos, além de fazer uma proposição para a integração desses conceitos no fazer estratégico. Foi possível perceber que os processos alimentam as práticas, e estas vão, continuamente, modelando e reestruturando os processos no fazer estratégico, realizadas por meio das escolhas estratégicas feitas pelos indivíduos, que são influenciados pelas práticas socialmente construídas e culturalmente aceitas. O fazer estratégico se evidencia quando atores e práticas, estrutura, contexto e operações complementam práticas sociais, conhecimento e linguagem, permitindo ao estrategista ir além da práxis para processos mais amplos das complexidades ambientais com que as organizações rotineiramente lidam.

Palabras llave : Estratégia; Processo; Práxis; Estratégia como prática; Organização.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · pdf en Portugués