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Estudo longitudinal do desenvolvimento da comunicação em diversas economias mundiais

Longitudinal study of the communication development in diversified world economies

Estudio longitudinal del desarrolo de la comunicación en diversas economías del mundo

O desenvolvimento do setor de comunicação de um país possui relações com o seu desenvolvimento econômico e é possível demonstrar essa conexão estatisticamente, como tem sido feito por pesquisadores de instituições como a ITU (International Telecommunications Union). Como esses dados estão apenas apresentados na forma simples e não levam em conta fatores de interconexão, é importante desenvolver pesquisas que avaliem a conexão entre variáveis relevantes no campo. Este trabalho visa analisar os fatores de desenvolvimento tecnológico de comunicação que melhor descrevem o posicionamento econômico de um país, integrando a usabilidade dos serviços de comunicação com o status econômico. Foram utilizados dados de 56 países, escolhidos aleatoriamente. Uma pesquisa na forma de datamining foi realizada, a qual analisou os dados existentes já previamente coletados por instituições de pesquisa tais como ITU, World Bank, e outras. Cada fator de usabilidade, preferência e serviço analisado é apontado como um reflexo de outros serviços e usos anteriormente desenvolvidos. Parte da literatura sobre esse tópico (ARRUDA FILHO; CASSIA; MARINO, 2008; CHERRY, 2007; DAVIES; HARDT; KELLY, 2004) argumenta que o desenvolvimento econômico de certos países existe como resultado de um aumento do desenvolvimento tecnológico, porém outras demonstram ou informam o contrário. Este artigo apresenta essas relações em certos países, escolhidos pela quantidade de informação disponível considerando sua posição de desenvolvimento global, relacionando diretamente o comportamento de crescimento ou redução no uso das tecnologias, tais como telefone e internet. Este trabalho coletou dados de duas fontes mundiais de informação dos setores mencionados: a International Telecommunications Union (ITU) e o World Bank. Utilizaram-se as técnicas estatísticas de regressão e análise de variância para a análise de dados de 56 países ao longo de 10 anos. Conclui-se que o crescimento econômico possui relação direta com o crescimento do mercado de comunicação, sendo os produtos de comunicação fatores de influência para o desenvolvimento econômico.

Marketing tecnológico; Setor de telecomunicações; Pesquisa longitudinal; Desenvolvimento econômico; Modelos quantitativos


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