Acessibilidade / Reportar erro

RELAÇÕES ENTRE FATORES CONTEXTUAIS INTERNOS ÀS ORGANIZAÇÕES E A ADOÇÃO DE ESTRATÉGIAS PROATIVAS E REATIVAS DE ECOINOVAÇÕES

RELATIONSHIP BETWEEN CONTEXTUAL FACTORS INTERNAL TO THE ORGANIZATIONS AND THE ADOPTION OF PROACTIVE AND REACTIVE STRATEGIES OF ECO-INNOVATIONS

RELACIONES ENTRE FACTORES CONTEXTUALES INTERNOS A LAS ORGANIZACIONES Y LA ADOPCIÓN DE ESTRATEGIAS PROACTIVAS Y REACTIVAS DE ECO-INNOVACIONES

RESUMO

artigo se fundamenta na base teórica da mudança tecnológica ou inovação radical, que está ancorada na perspectiva dinâmica evolucionista. Nesse contexto, o estudo trata especificamente das estratégias de ecoinovações, definidas como inovações com ênfase no desenvolvimento sustentável, resultando, em todo o seu ciclo de vida, na redução de riscos ambientais, poluição e outros impactos negativos da utilização dos recursos, em comparação com as alternativas existentes. O objetivo geral foi analisar as relações entre fatores contextuais internos às organizações e a adoção de estratégias de ecoinovação proativas e reativas, tendo como foco o setor de celulose, papel e produtos de papel. A abordagem metodológica é quantitativa, por meio de levantamento de corte transversal, com questionários autoadministrados, respondidos por 117 empresas. Para a análise dos dados, foi utilizada a estatística inferencial pelo coeficiente de correlação de Pearson e de determinação. Os principais resultados apontam que houve relação significativamente positiva entre o apoio da alta administração, a competência tecnológica e a formalização ambiental, com a definição de estratégias de ecoinovação proativas. Isso corrobora, em certo grau, a teoria existente de que esses são fatores altamente condutores de estratégias proativas. Com esses resultados, pode-se considerar que este estudo contribui para o avanço do conhecimento na área de estratégias de ecoinovação, com a definição das variáveis dos construtos e os testes das hipóteses. Portanto, este estudo contribui para a teoria existente e também para a gestão de ecoinovações nas organizações, podendo servir de guia na condução do enfoque inovativo da gestão ambiental em indústrias do setor e de outros setores de atividade, além do incremento de pesquisas nessa área. A originalidade está no fato de ser um estudo especialmente concebido e aplicado de forma empírica, fornecendo informações sobre a gestão da ecoinovação, sobre os condutores e os efeitos, permitindo análises aprofundadas, as quais são consideradas lacunas na literatura.

PALAVRAS-CHAVE
Estratégias de ecoinovação; Apoio da alta administração; Competência tecnológica; Formalização ambiental; Indústria de papel e celulose

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br