A indústria de cimento é um exemplo clássico de uma indústria concentrada-homogênea, onde a entrada é difícil. Ainda assim, ocorreu um aumento no número de entrantes na indústria de cimento brasileira nos últimos anos. O objetivo do presente estudo é identificar os principais fatores que impactaram as decisões de entrada regionais no mercado de cimento brasileiro, no período de 2003 a 2012. Outro objetivo é explorar possíveis causas para as firmas incumbentes dessas regiões terem decidido acomodar essas novas entradas. Outros estudos que analisaram a indústria de cimento (Salvo, 2010Salvo, A. (2010). Inferring market power under the threat of entry: the case of the Brazilian cement industry. Rand Journal of Economics, 41(2), 326-350.; Miller & Osborne, 2014Miller, N. H., & Osborne, M. (2014). Spatial differentiation and price discrimination in the cement industry: evidence from a structural model. Rand Journal of Economics, 45(2), 221-489.; Zeidan & Resende, 2009Zeidan, R., & Resende, M. (2009). Measuring market conduct in the Brazilian cement industry: a dynamic econometric investigation. Review of Industrial Organization, 34(3), 231-244., 2010Zeidan, R., & Resende, M. (2010). Colusão ótima com monitoramento imperfeito: teste do modelo de Abreu-Pearce-Stachetti para os mercados brasileiros regionais de cimento. Economia Aplicada, 14(1), 41-50.; La Cour & Møllgaard, 2003La Cour, L. F., & Møllgaard, P. (2003). Market domination: tests applied to the Danish cement industry. European Journal of Law and Economics, 14, 99-127.) não focaram as entradas. O presente estudo se integra à literatura acadêmica sobre o comportamento de firmas brasileiras em estruturas de mercado concentradas ao focar a análise da ocorrência de entradas nesses mercados. Os principais fatores considerados são: consumo, crescimento do consumo, custo de transporte, número de empresas atuantes, número de fábricas e características regionais no período entre 2003 e 2012. Um modelo logit é utilizado para estimar o impacto desses fatores nas probabilidades de entrada e expansão das incumbentes. Uma análise exploratória baseada em discussão de casos também é realizada na tentativa de explicar o comportamento das incumbentes. Os resultados indicam que, além das características regionais, um alto nível de consumo corrente e uma menor concentração de mercado - medida pelo número de firmas atuantes ou de fábricas existentes por região - são as condições que mais significativamente favo- recem a ocorrência de entradas. As decisões de expansão das incumbentes, por sua vez, são mais fortemente correlacionadas com o potencial de crescimento de consumo, permitindo que a entrada ocorra em regiões brasileiras com alto nível de consumo corrente mas baixo potencial de crescimento.
Estratégias de entrada; Estratégias das incumbentes; Indústria de cimento; Competição espacial; Concentração