SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2SIMULATION AND LEARNING DYNAMICS IN BUSINESS GAMES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

Abstract

SOUZA, CESAR ALEXANDRE DE; SIQUEIRA, ÉRICA SOUZA  and  REINHARD, NICOLAU. EXCLUSÃO DIGITAL DAS PEQUENAS E MÉDIAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DOS FATORES INFLUENCIADORES UTILIZANDO TEORIA TOE. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.15-48. ISSN 1678-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712017/administracao.v18n2p15-48.

Objetivo:

Este estudo descreve o fenômeno da exclusão digital de pequenas e médias brasileiras por meio de um indicador de uso das TICs nessas organizações.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

Existem vários estudos sobre adoção das TICs no nível das organizações, entretanto, raros são aqueles que exploram o tema utilizando o conceito de exclusão digital. Este estudo aborda a exclusão digital de segunda ordem, relacionada ao efetivo uso das TICs pelas empresas.

Principais aspectos metodológicos:

O estudo foi realizado com base em uma amostra de 3.231 empresas participantes da pesquisa "TIC Empresas" de 2014 (publicada em 2015). Por meio de equações estruturais foi criado um índice que mede a intensidade do uso das TICs nas organizações e, por meio de regressões lineares, foram verificados fatores que o impactam.

Síntese dos principais resultados:

O primeiro resultado diz respeito à viabilidade de um índice que mede o uso das TICs; em seguida, ao analisar sua distribuição, percebe-se a discrepância de valores entre as empresas em função de seu porte. A análise das regressões indica que o acesso à tecnologia e à internet, além de habilidades e atitude em relação às TICs são fatores correlacionados ao uso mais intenso das TICs pelas organizações.

Principais considerações/conclusões:

A exclusão digital é um fenômeno relacionado às altas taxas de mortalidade e baixa produtividade das pequenas e médias empresas. Este estudo traça um caminho possível para estudar esse fenômeno, integrando um modelo de adoção (TOE) e um modelo de uso das TICs no contexto de exclusão digital de segunda ordem.

Keywords : Exclusão digital; TOE; Uso organizacional de TI; PMEs; ICT4D.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )