SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2DIGITAL DIVIDE OF SMALL AND MEDIUM-SIZED ENTERPRISES: AN ANALYSIS OF INFLUENCING FACTORS USING THE TOE THEORYDIGNITY IN THE CONTEXT OF ORGANIZATIONS: A LOOK BEYOND MODERNITY author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

Abstract

LACRUZ, ADONAI JOSÉ. DINÂMICA DA SIMULAÇÃO E APRENDIZAGEM EM JOGOS DE EMPRESAS. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.49-79. ISSN 1678-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v18n2p49-79.

Objetivo:

Explorar o impacto relativo e conjunto de variáveis​ vinculadas à dinâmica da simulação sobre a aprendizagem percebida pelos participantes de jogos de empresas.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

Embora estudos indicaram que variáveis vinculadas à dinâmica da simulação podem afetar a percepção dos participantes quanto a sua aprendizagem, é incomum investigar o impacto relativo e conjunto dessas variáveis sobre a aprendizagem. Na maioria dos estudos, o objetivo é avaliar a influência de um fator antecedente sobre aprendizagem. Ao investigar as possíveis inter-relações existentes entre as variáveis independentes e os efeitos da interação, amplia-se o escopo de análise.

Principais aspectos metodológicos:

A mostra foi composta por 90 alunos que cursavam o último ano da graduação em Administração de quatro instituições de ensino superior no Brasil. Foram analisadas, por meio de regressão linear múltipla, seis variáveis vinculadas à dinâmica da simulação (animador, manual, equipe, complexidade, debriefing e duração).

Síntese dos principais resultados:

Duas variáveis compuseram o modelo de regressão (debriefing e duração). Essas variáveis obtiveram grau de associação de 59% com a intensidade do aprendizado percebido pelos participantes e explicaram 32% da sua variação.

Principais considerações/conclusões:

Os achados deste estudo podem auxiliar na construção de planos de aula com jogos de empresas, ao se revelar a influência de fatores vinculados à dinâmica da simulação, muitos dos quais sob o controle do animador da simulação.

Keywords : Jogos de empresas; Aprendizagem vivencial; Dinâmica da simulação; Ensino de administração; Regressão linear múltipla.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )