SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2SIMULATION AND LEARNING DYNAMICS IN BUSINESS GAMESPERFORMANCE AND LEADERSHIP STYLE: WHEN DO LEADERS AND FOLLOWERS DISAGREE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

Abstract

MACHADO, MICHEL MOTT  and  TEIXEIRA, MARIA LUISA MENDES. DIGNIDADE NO ÂMBITO DAS ORGANIZAÇÕES: UM OLHAR PARA ALÉM DO MODERNO. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.80-103. ISSN 1678-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v18n2p80-103.

Objetivo:

O propósito deste artigo foi o de refletir, à luz da perspectiva da pós-modernidade crítica, sobre uma possível proposição conceitual acerca da dignidade nas organizações.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

No campo dos estudos organizacionais, não se tem considerado a dignidade nas organizações a partir da constatação de um mundo de intensa movimentação de capital, tecnologias, mercadorias, trabalhadores, empregados entre as organizações, além da migração entre cidadãos de diferentes países. Defende-se que a concepção do fenômeno ora estudado precisaria contemplar o respeito aos diferentes saberes, além da ideia de interculturalidade.

Principais aspectos metodológicos:

Como há poucos trabalhos sobre tal temática, o presente trabalho configura-se como um ensaio teórico.

Síntese dos principais resultados:

A partir de uma aproximação ao conceito de dignidade, procurou-se delinear uma abordagem conceitual que visou transpor a sua concepção sociopolítica e, então, a partir disso, se propor um olhar para além do moderno à dignidade nas organizações. As ideias sobre ecologia de saberes, relações de autoridade partilhada, respeito aos princípios da igualdade e da diferença, além do reconhecimento recíproco e a disponibilidade para o enriquecimento mútuo mostraram-se como elementos qualificadores na definição de nossas proposições conceituais.

Principais considerações/conclusões:

Como contribuição teórica, buscou-se trazer um novo olhar sobre o fenômeno da dignidade, de modo que se tentou avançar no campo de estudos a partir de uma visão que entende a dignidade e a emancipação como um único conceito, cujo novo elemento seria o da interculturalidade.

Keywords : Dignidade nas organizações; Emancipação; Interculturalismo; Modernidade; Pós-modernidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )