SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2DIGNITY IN THE CONTEXT OF ORGANIZATIONS: A LOOK BEYOND MODERNITYHUMAN VALUES AND SOCIAL ASSISTANCE: A STUDY OF MUNICIPAL COUNCIL REPRESENTATIVES author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

Abstract

DIAS, MARIA APARECIDA MUNIZ JORGE  and  BORGES, RENATA SIMOES GUIMARAES E. DESEMPENHO E ESTILO DE LIDERANÇA: QUANDO LÍDERES E LIDERADOS DIVERGEM. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.104-129. ISSN 1678-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v18n2p104-129.

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa é analisar, no setor público, como o desempenho das equipes é influenciado pelos estilos de liderança, confrontando a perspectiva dos líderes com a dos liderados.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

A principal contribuição deste estudo é comparar as perspectivas dos líderes e dos liderados, relacionando o nível de desempenho das equipes de trabalho com o estilo de liderança no setor público. Esta pesquisa oferece dados empíricos que podem auxiliar os gestores no desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas voltadas para o desenvolvimento de lideranças e redução da lacuna entre líderes e liderados.

Principais aspectos metodológicos:

Realizou-se uma pesquisa com 315 servidores do poder executivo do estado de Minas Gerais. Foram aplicados questionários padronizados baseados em instrumentos amplamente testados.

Síntese dos principais resultados:

Os resultados indicam que, para os líderes, o estilo de liderança transformacional é responsável pelo elevado desempenho das equipes, confirmando a literatura sobre liderança. Na perspectiva dos liderados, o alto desempenho é resultante da liderança transacional, isto é, o líder negociador é preferido ao líder motivador. Finalmente, foi possível identificar ainda que os níveis de desempenho medidos pelo governo são superestimados quando confrontados com a medição realizada pelos pesquisadores.

Principais considerações/conclusões:

A dinâmica de gestão de pessoas por resultado na administração pública reforça comportamentos que exigem líderes transacionais para garantir o desempenho das equipes, contrariando a teoria sobre estilos de liderança e desempenho. No entanto, quando o gestor é promovido, as características transformacionais parecem ser mais indicadas para melhorar o desempenho das equipes de gestores.

Keywords : Liderança; Estilos de liderança; Desempenho; Desempenho de equipes; Gestão de pessoas.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )