SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2RELATIONSHIP ANALYSIS BETWEEN DISCLOSURE ON THE INTERNET, RISK AND RETURN IN LATIN AMERICAN COMPANIESREAL ESTATE MARKET OF A BRAZILIAN METROPOLIS: SUSTAINED GROWTH OR SPECULATIVE BUBBLE? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

Abstract

RAMOS, HENRIQUE PINTO; RIBEIRO, KADJA KATHERINE MENDES  and  PERLIN, MARCELO SCHERER. O PODER PREDITIVO DE PESQUISAS NA INTERNET SOBRE O MERCADO FINANCEIRO BRASILEIRO. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.184-210. ISSN 1678-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712017/administracao.v18n2p184-210.

Objetivo:

Analisar a capacidade preditiva de pesquisas no Google sobre o mercado financeiro brasileiro.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

Apesar de uma crescente literatura estrangeira utilizando dados sobre pesquisas oriundas no Google, não se tem conhecimento de trabalhos desta natureza no Brasil. A aplicação no mercado financeiro evidencia novas fontes de informação acerca do movimento dos mercados e pode contribuir para pesquisadores e praticantes compreenderem esta dinâmica.

Principais aspectos metodológicos:

Foram estimados testes de Causalidade de Granger para investigar os efeitos em três variáveis dos mercados de renda acionário e de renda fixa: volume, retorno e volatilidade. Testam-se as hipóteses de que tanto o nível de pesquisas afeta as três variáveis financeiras quanto a relação contrária. Foram usados dados semanais de pesquisas do Google Trends e dos mercados financeiros entre o período de 2007 a 2014.

Síntese dos principais resultados:

Evidencia-se a existência de um efeito preditivo entre os níveis de pesquisas e as variáveis financeiras, principalmente no mercado de renda variável. Todavia, este resultado não foi robusto em todos os casos analisados. Destaca-se que, para a relação inversa, isto é, o mercado financeiro impactando o nível de pesquisas no Google, encontrou-se forte evidência de uma relação causal. O uso de uma estratégia de negociação baseada neste tipo de dados gerou retornos maiores do que os benchmarks definidos.

Principais considerações/conclusões:

O estudo revelou uma relação significativa entre o nível de pesquisas no Google e o mercado financeiro. Os resultados oferecem uma nova fonte de informação que afeta o mercado financeiro do Brasil.

Keywords : Google Trends; Atenção do investidor; Eficiência de mercado; Microestrutura de mercado; Modelos VAR.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )