SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue2THE FORECASTING POWER OF INTERNET SEARCH QUERIES IN THE BRAZILIAN FINANCIAL MARKET author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


RAM. Revista de Administração Mackenzie

On-line version ISSN 1678-6971

Abstract

LOCATELLI, RONALDO LAMOUNIER; INES, HAROLDO MARCIO; LARA, JOSÉ EDSON  and  NOGUEIRA, FERNANDO TADEU PONGELUPE. MERCADO IMOBILIÁRIO DE UMA METRÓPOLE BRASILEIRA: CRESCIMENTO SUSTENTADO OU BOLHA ESPECULATIVA?. RAM, Rev. Adm. Mackenzie [online]. 2017, vol.18, n.2, pp.211-236. ISSN 1678-6971.  http://dx.doi.org/10.1590/1678-69712016/administracao.v18n2p211-236.

Objetivo:

Analisar o setor imobiliário de uma metrópole brasileira no período recente de grande valorização do ativo no país e investigar se há indícios de bolha especulativa neste mercado.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

O artigo apresenta uma versão do Índice Case-Shiller que retrata a evolução da relação entre os preços das residências e dos alugueis e utiliza modelos visando identificar se a alta dos preços dos imóveis repousa em bons fundamentos econômicos.

Principais aspectos metodológicos:

A abordagem é quantitativa envolvendo a construção do índice preço-aluguel, teste de raiz unitária com um instrumental que permite quebra estrutural com tendência (Innovation Outlier Model) e análise de cointegração mediante estimativas de um modelo de vetor de correção de erros (VECM).

Síntese dos principais resultados:

Os resultados não favorecem a interpretação de que o mercado imobiliário repousa em sólidos fundamentos econômicos. Ao contrário, a evolução do índice preço-aluguel e a falta de relação causal de aluguéis para preços em direção de equilíbrio de longo prazo são sugestivos da existência de uma bolha especulativa.

Principais considerações/conclusões:

Os resultados dão suporte aos autores que são críticos à hipótese do mercado eficiente (EMH) e sugerem que o aumento relativo do preço do imóvel decorre apenas da crença de que seu preço de venda será maior no futuro. É, portanto, previsível a redução dos preços reais dos imóveis, com perdas patrimoniais para os participantes desse mercado.

Keywords : Mercado imobiliário; Bolha especulativa; Crise financeira; Índice Preço-Aluguel; VECM.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf epdf )