SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Dores orofaciais: mecanismos básicos e implicações para um tratamento efetivoCondições de saúde bucal e diabetes mellitus na população nipo-brasileira de Bauru-SP índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Applied Oral Science

versão impressa ISSN 1678-7757

Resumo

NASSRI, Maria Renata Giazzi; LIA, Raphael Carlos Comelli  e  BOMBANA, Antonio Carlos. Análise da resposta tecidual de dois cimentos endodônticos. J. Appl. Oral Sci. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp. 9-14. ISSN 1678-7757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-77572003000100003.

No presente estudo foram analisados comparativamente dois cimentos endodônticos, Sealapex® e Apexit®, em relação à sua compatibilidade biológica, em tecido subcutâneo. Para tanto, foram utilizados doze ratos, machos, pesando em média 250g, divididos em três grupos, de acordo com o tempo de observação de 7, 21 e 45 dias. Como parte do estudo, foram feitas quatro incisões na região dorsal de cada rato, onde foram implantados quatro tubos de polietileno preenchidos com os cimentos em teste. Decorridos sete, vinte e um e quarenta e cinco dias da cirurgia, os animais foram sacrificados e os tecidos passaram por tramitação laboratorial para obtenção de cortes histológicos corados por hematoxilina-eosina, e posterior análise qualitativa dos resultados. Verificou-se que houve constante atividade macrofágica com o uso dos dois materiais, tendo o cimento Apexit® provocado uma reação tecidual mais agressiva em relação ao cimento Sealapex®, ao mesmo tempo em que, este último, mostrou melhores resultados quando analisadas a intensidade inflamatória provocada e a evolução da reparação tecidual.

Palavras-chave : Materiais obturadores do canal radicular; Materiais biocompatíveis.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português