SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1Capacidade seladora proporcionada por alguns materiais quando utilizados em perfurações na região de furca de molares humanos extraídosAnálise em microscopia eletrônica de varredura de superfícies radiculares antes e após raspagem e condicionamento com ácido cítrico e EDTA: um estudo "in vitro" índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Applied Oral Science

versão impressa ISSN 1678-7757

Resumo

GONCALVES, Silvana Beltrami; BROSCO, Viviane Haiub  e  BRAMANTE, Clovis Monteiro. Análise comparativa entre instrumentação rotatória (GT), manual e associação de ambas no preparo de canais achatados. J. Appl. Oral Sci. [online]. 2003, vol.11, n.1, pp. 35-39. ISSN 1678-7757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-77572003000100007.

A instrumentação do canal radicular tem sido considerada uma das fases mais importantes do tratamento endodôntico, portanto muitas técnicas e instrumentos têm sido desenvolvidos para esse fim. O propósito desse estudo foi avaliar a limpeza de canais radiculares instrumentados com três diferentes técnicas. Foram selecionados trinta incisivos inferiores, onde a abertura coronária foi realizada. Posteriormente, os canais foram preenchidos com tinta nanquim (corante), previamente acondicionada em tubetes anestésicos, sendo a mesma levada ao interior do canal radicular com auxílio de uma seringa carpule e uma agulha para anestesia. Após 48 horas, tempo esperado para que o corante secasse no canal, os dentes foram divididos em três grupos: G1 - instrumentação rotatória com GT; G2 - instrumentação manual e G3 - associação de ambas (mista). Após a instrumentação, os dentes foram seccionados longitudinalmente e realizada a avaliação da limpeza dos canais, através da remoção de corante nos terços cervical, médio e apical. Os resultados demonstraram que não houve diferença estatisticamente significante na limpeza do canal entre as três técnicas de instrumentação estudadas, nos três terços avaliados.

Palavras-chave : Preparo do canal radicular; instrumentação.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português