SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número1Alkali-soluble fluoride deposition on enamel after professional application of topical fluoride in vitroA school-based oral health educational program: the experience of Maringa- PR, Brazil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Applied Oral Science

versión impresa ISSN 1678-7757

Resumen

MORAES, Fernanda Gomes de et al. Influência do EDTA, do laser de Nd: YAG e da associação de ambos na obturação de canais laterais artificiais. J. Appl. Oral Sci. [online]. 2004, vol.12, n.1, pp. 22-26. ISSN 1678-7757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-77572004000100005.

Este estudo teve como objetivo avaliar a ação do EDTA, do laser de Nd:YAG e a associação de ambos na obturação dos canais laterais artificiais. Foram utilizados 45 dentes pré-molares inferiores humanos, nos quais foram confeccionados três canais laterais com o auxílio de um alargador com diâmetro compatível de uma lima do tipo K número 15. Os dentes foram instrumentados pela técnica regressiva utilizando brocas de Gates Glidden nos terços cervical e médio e limas manuais no terço apical e irrigação com hipoclorito de sódio a 1 %. Os dentes foram divididos em três grupos: Grupo I EDTA por 5 minutos, Grupo II aplicação de laser de Nd:YAG com 15 Hz, 100mJ e 1,5 Watts e Grupo III a associação de ambos. As raízes foram obturadas pela técnica Híbrida de Tagger, radiografadas e as radiografias escaneadas. Para o preenchimento dos canais laterais foram dados escores. A análise estatística mostrou não haver diferença significante entre os grupos analisados globalmente e nem quando analisados por terços.

Palabras llave : Laser; Obturação do canal radicular; EDTA.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés