SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue1Efficacy of three conditions of radiographic interpretation for assessment root canal lengthEffect of biomechanical preparation and calcium hydroxide pastes on the antisepsis of root canal systems in dogs author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Journal of Applied Oral Science

Print version ISSN 1678-7757On-line version ISSN 1678-7765

Abstract

COELHO, Paulo G.  and  SUZUKI, Marcelo. Avaliação de um recobrimento de baixa espessura processado pela deposição assistida por feixe iônico como alternativa para a incorporação de biocerâmicas em implantes dentários: estudo em cães. J. Appl. Oral Sci. [online]. 2005, vol.13, n.1, pp.87-92. ISSN 1678-7757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-77572005000100018.

Recobrimentos biocerâmicos de baixa espessura são potenciais alternativas para compensar as limitações de outros recobrimentos biocerâmicos disponíveis comercialmente como o plasma spray de hidroxiapatita, onde a dissolução desigual e a presença de uma fraca interface metal-cerâmica são problemas inerentes ao seu processamento. O propósito desta investigação foi determinar os níveis de atividade óssea total e específica a uma área (0.5 mm da superfície do implante) ao redor de um implante de liga de titânio (superficie jateada seguida de ataque ácido) recoberto com um filme biocerâmico de baixa espessura processado através de deposição auxiliada por feixe iônico, contra um implante de liga de titânio sem recobrimento biocerâmico em cães. O modelo cirúrgico utilizou a epífise proximal da tibia, com quatro implantes colocados em cada uma, onde permaneceram por um período de 2 e 4 semanas. Oxitetraciclina (10 mg/Kg) foi administrada 48 horas antes dos animais serem sacrificados. As tíbias foram dissecadas, reduzidas a blocos, e processadas para análise em microscópio ótico. Microfotografias com aumento de 20x foram obtidas da região perimetral do implante e foram alinhadas para análise da resposta biológica total. Subsequentemente, quatro micro-fotografias com aumento de 40x, sub- divididas em retângulos, foram obtidas de um dos lados do implante para quantificação da área marcada por tetraciclina. Os resultados mostraram biocompatibilidade e osseocondutividade dos implantes de liga de titânio com ou sem filme biocerâmico de baixa espessura. Análise da área marcada por tetraciclina mostrou que os implantes com recobrimento apresentaram uma maior atividade óssea total e específica ao redor do implante em 2 e 4 semanas. Os valores de atividade óssea específica à área adjacente à superfície do implante foram significantemente maiores comparados aos valores obtidos em regiões afastadas dos implantes com ou sem recobrimento biocerâmico. De acordo com os resultados obtidos neste estudo, concluímos que os implantes com recobrimento biocerâmico de baixa espessura aumentaram a resposta biológica após 2 e 4 semanas de tempo de implantação.

Keywords : Implantes dentários; Recobrimentos de baixa espessura; Osseointegração; Tetraciclina; Análise histomorfométrica; Biocerâmica; Cães.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf epdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License