SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Effect of professional cleaning and dental brushing with or without fluoridated dentifrice on enamel remineralizationSpeech resonance in orthognathic surgery in subjects with cleft lip and palate author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Journal of Applied Oral Science

Print version ISSN 1678-7757

Abstract

RAMIRES-ROMITO, Ana Cláudia Durante et al. Estudo da correlação dos índices de placa e gengival em mães e filhos. J. Appl. Oral Sci. [online]. 2005, vol.13, n.3, pp. 227-231. ISSN 1678-7757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-77572005000300005.

O objetivo deste estudo foi comparar a condição periodontal em 30 pares de mães e crianças com dentição mista, através dos índices de placa e gengival, bem como verificar sua correlação com alguns aspectos sociais e hábitos de higiene oral. No exame clínico foram registrados o índice de placa (IP) e índice gengival (IG) e, em seguida, foram realizadas tomadas radiográficas periapicais e interproximais que possibilitaram avaliar a possível presença de perdas ósseas em mães e crianças. Através de questionários, foram colhidas informações a respeito dos hábitos de higiene oral das mães e crianças, nível de escolaridade da mãe, se a mãe trabalhava fora e a renda familiar. Após análise estatística (Teste de Correlação de Pearson; test t de Student; Análise de Covariância), concluiu-se que houve maior correlação entre os índices de placa e gengival composto por adultos do que no grupo de crianças. Não foi encontrada correlação significante entre os índices de placa e gengival nos pares de mães e crianças. Não foi encontrada nenhuma correlação significante entre perda óssea e os índices de placa ou gengival dos pares. O índice de placa total das mães aumentou a idade e diminuiu quando a mãe utilizava fio dental diariamente e quando esta trabalhava fora. O índice gengival total das mães também foi reduzido quando elas trabalhavam fora. Houve redução no índice de placa total da criança quando a mãe a auxiliava durante a escovação, quando a mãe utilizava fio dental diariamente e quando esta trabalhava fora. O índice gengival total da criança foi maior com o aumento da idade e foi reduzido com aumento da sua freqüência de escovação, quando a mãe utilizava fio dental diariamente e quando a mãe trabalhava fora.

Keywords : Doença periodontal; Índices de placa e gengival; Hábitos de higiene oral; Mães; Crianças.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English