SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Cárie dentária entre os adolescentes e sua relação com as variáveis sócio-econômicasAnálise histológica dos tecidos periapicais de dentes decíduos de cães após obturação de canais com diferentes materiais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Journal of Applied Oral Science

versão impressa ISSN 1678-7757

Resumo

MIGUEL, José Augusto Mendes; CUNHA, Deise Lima; CALHEIROS, Anderson de Albuquerque  e  KOO, Daniel. As razões para indicação de tratamento precoce em pacientes de classe II. J. Appl. Oral Sci. [online]. 2005, vol.13, n.3, pp. 312-317. ISSN 1678-7757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-77572005000300020.

A tendência de indicação de tratamento precoce (antes de surto de crescimento) para casos de Classe II de Angle tem sido observada, embora não haja evidência científica para embasar tal decisão. O objetivo deste estudo foi identificar as vantagens e desvantagens da indicação e quais aparelhos são usados no tratamento. Foram enviados questionários (n=192) com a documentação completa de um paciente Classe II para dois professores de cada curso de especialização em Ortodontia no Brasil, os quais 107 foram respondidos. Os resultados demonstraram que os aparelhos mais usados foram: Extra-oral (80,4%), Thurow (50,0%) e Bionator (44,4%). Foram citados como maiores vantagens: aumento de auto-estima do paciente (78,5%) e a redução da incidência de trauma nos dentes incisivos (63,6%), por outro lado a principal desvantagem citada foi a saturação de cooperação do paciente (73,8%). Considerando o tratamento precoce de Classe II não houve o consenso se a correção deveria ser realizada em duas ou em uma única fase e nem a seleção do aparelho a ser utilizado. Porém os ortodontistas deveriam levar em consideração o estado psicológico do paciente, a severidade do caso clínico e a susceptibilidade a trauma dos incisivos superiores. É importante que os responsáveis sejam esclarecidos quanto à necessidade do tratamento precoce.

Palavras-chave : Maloclusão de Angle classe II; Ortodontia; Crescimento; Tratamento precoce.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · pdf em Inglês