SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número4Dental mineralization and salivary activity are reduced in offspring of spontaneously hypertensive rats (SHR)Mouth floor enlargements related to the sublingual glands in edentulous or partially edentulous patients: a microscopic study índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Journal of Applied Oral Science

versión impresa ISSN 1678-7757

Resumen

MEDINA, Fernanda Vieira et al. Estudo "in vitro" do efeito da irradiação do laser Er: YAG no selamento apical de diferentes tipos de cimentos obturadores. J. Appl. Oral Sci. [online]. 2006, vol.14, n.4, pp. 260-263. ISSN 1678-7757.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-77572006000400009.

OBJETIVOS: Avaliou-se a infiltração marginal apical em caninos superiores, obturados com quatro tipos diferentes de cimento, os quais foram imersos em tinta nanquim e mantidos a uma temperatura de 37º C por 96 horas, descalcificados em solução de ácido clorídrico a 5%, desidratados em série crescente de álcoois e diafanizados em salicilato de metila. MÉTODOS: Para isto, 64 dentes de estoque foram instrumentados pela técnica "crown-down", irrigados com solução de hipoclorito de sódio a 0,5% e divididos em dois grupos experimentais. Os dentes do Grupo I foram subdivididos em quatro sub-grupos de oito elementos e obturados cada um deles com os cimentos Endofill®, N-Rickert®, Sealapex® e Sealer 26®. Os dentes do Grupo II receberam aplicação adicional de laser Er:YAG, tendo seus canais radiculares obturados como aqueles do grupo I. RESULTADOS: A infiltração marginal apical apresentou valores estatisticamente maiores e significantes (p < 0,01), nos dentes obturados com o cimento Endofill®, em relação à infiltração ocorrida nos dentes obturados com os cimentos N-Rickert®, Sealapex® e Sealer 26®. Não houve diferença estatística significante (p > 0,05), quanto à infiltração marginal apical, nos dentes do Grupo I, preparados somente com a solução de hipoclorito de sódio a 0,5%, e naqueles do Grupo II, que foram irradiados com laser Er: YAG. CONCLUSÕES: A irradiação de laser Er:YAG aplicada nas paredes do canal radicular não foi capaz de prevenir a infiltração marginal apical.

Palabras llave : Endodontia; Laser Er:YAG; Infiltração marginal apical; Materiais restauradores do canal radicular.

        · resumen en Inglés     · texto en Inglés     · pdf en Inglés