SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número4Estética urbana: uma análise através das ideias de ordem, estímulo visual, valor histórico e familiaridade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

BULHOES, Iamara Rossi  e  PICCHI, Flávio Augusto. Diretrizes para a implementação de fluxo contínuo em obras de edificações. Ambient. constr. [online]. 2011, vol.11, n.4, pp. 205-223. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212011000400014.

A variabilidade na produção e a falta de sincronização entre os processos são dois importantes fatores que podem provocar as interrupções no fluxo de trabalho, aumentando a parcela de atividades que não agregam valor e a quantidade de estoques de produtos inacabados. A aplicação do princípio do fluxo contínuo na manufatura busca eliminar esses estoques através da produção unitária, sem interrupção entre os diversos sub-processos produtivos. O presente trabalho investiga a aplicação do fluxo contínuo no ambiente da construção civil. Seu objetivo principal é propor diretrizes para a implementação de fluxo contínuo na construção civil, com base nos conceitos e ferramentas da Mentalidade Enxuta (ME). A estratégia de pesquisa adotada foi a pesquisa-ação, sendo realizados dois estudos empíricos em obras de edificações. Entre as contribuições desta pesquisa destaca-se um conjunto de diretrizes para implementar fluxo contínuo, vinculadas às etapas de diagnóstico, criação de condições iniciais, e Planejamento e Controle da Produção (PCP). Através destas diretrizes propõe-se o uso combinado das ferramentas tradicionais da ME com ferramentas de PCP adequadas ao ambiente da construção civil.

Palavras-chave : Mentalidade enxuta; Fluxo contínuo; Redução do lote; Aumento da estabilidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português