SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Thermal comfort in public open spaces: studies in pedestrian streets in Sao Paulo state, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

KRUGER, Eduardo Leite; DRACH, Patricia Regina Chaves; EMMANUEL, Rohinton  and  CORBELLA, Oscar Daniel. Estudo de conforto em espaços abertos em região de clima temperado: o caso de Glasgow, Reino Unido. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 7-25. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000100002.

O estudo da sensação de conforto térmico em espaços abertos deve ser entendido como primordial para o planejamento climaticamente adequado de áreas urbanas. Através do aumento da atratividade das àreas abertas e do incentivo às atividades ao ar livre, o planejamento urbano norteado do pelas preferências térmicas da população torna-se um agente facilitador do uso desses espaços. O presente trabalho analisa a sensação térmica de moradores de Glasgow, Reino Unido, localizada em região temperada, comparando respostas obtidas por meio de entrevistas estruturadas a índices utilizados pela meteorologia (Wind Chill e THSW) e em estudos de conforto (PET e PMV). Os dados foram coletados em 19 campanhas de monitoramento, no período do inverno ao verão de 2011. Para a coleta de dados, foi utilizada uma estação Davis Vantage Pro2, contendo sensores de temperatura e umidade relativa, anemômetro e piranômetro. Foi confeccionado um termômetro de globo, utilizado para obtenção da temperatura radiante média (TRM), equipado com um data logger (Tinytag-TGP-4500). Os resultados indicam que os índices THSW e PET foram os que mais se aproximaram da resposta térmica dos entrevistados, podendo ser aplicados no entendimento das condições do clima na cidade e entorno de Glasgow.

Keywords : Urban climate; Urban planning; Thermal comfort indices; Outdoor thermal comfort.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese