SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Thermal comfort in public open spaces: studies in pedestrian streets in Sao Paulo state, BrazilAdaptative comfort model for on-site evaluation of urban open spaces author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

ROSSI, Francine Aidie; KRUGER, Eduardo Leite  and  BRODE, Peter. Definição de faixas de conforto e desconforto térmico para espaços abertos em Curitiba, PR, com o índice UTCI. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 41-59. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000100004.

O planejamento e a readequação urbana de espaços abertos são capazes de promover a melhoria das condições térmicas externas, ifluenciando positivamente o uso de espaços abertos. Neste contexto, foi realizada uma pesquisa para analisar o conforto térmico de transeuntes em ruas de pedestre em Curitiba, Paraná. Este artigo tem como objetivo definir faixas de conforto e desconforto térmico para Curitiba, propondo tais faixas para o índice UTCI (Universal Thermal Climate Index) para as condições climáticas locais a partir de um percentual aceitável de pessoas insatisfeitas com o ambiente térmico no espaço aberto. Para tal, foram analisados dados climáticos e dados pessoais obtidos por meio de monitoramento de campo em ruas de pedestre. Conclui-se que o índice UTCI teve boa capacidade preditiva para a amostra analisada e que as diferenças entre os subgrupos gênero, idade e índice de massa corpórea eram pequenas. A partir das análises das respostas reais de sensação térmica sugerem-se as seguintes faixas de conforto/desconforto térmico: desconforto para o frio, Ta < 15ºC; conforto, 15ºC < Ta < 24ºC e desconforto para o calor, Ta > 24ºC. A análise do índice UTCI mostrou a necessidade de calibração das faixas, sendo sugeridas as seguintes faixas para situações climáticas similares às de Curitiba: desconforto para o frio, Ta < 15ºC; conforto, 15ºC < Ta < 27ºC e desconforto para o calor, Ta > 27ºC.

Keywords : Conforto térmico em espaços abertos; Índices de conforto; UTCI.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese