SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Adaptative comfort model for on-site evaluation of urban open spacesThermal comfort analysis in classrooms: comparison between technical data and occupants' perception author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

CANDIDO, Christhina  and  DEAR, Richard de. Da monotonia térmica ao deleite térmico: uma breve revisão de literatura. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 81-90. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000100006.

A mais recente revisão da ASHRAE 55 (2010) incorpora a dialética entre as abordagens estática e adaptativa de conforto térmico, propondo recomendações diferentes para edificações com ar-condicionado e naturalmente ventilados. Especialmente em ambientes naturalmente ventilados, esta versão da norma reflete três tópicos importantes de pesquisa na área de conforto térmico, presentes nas últimas décadas: (i) incremento do movimento do ar versus desconforto por correntes, (ii) a necessidade de mecanismos de controle ambiental e seu impacto na satisfação dos ocupantes e (iii) a busca de deleite térmico no ambiente construído. Este artigo apresenta a lógica por trás desses três tópicos de pesquisa e discute a influência positiva das mesmas, ao se ampliar a interpretação de conforto para deleite térmico.

Keywords : Conforto térmico; Edifícios naturalmente ventilados; Movimento do ar; Controle ambiental; Deleite térmico.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English