SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Thermal comfort analysis in classrooms: comparison between technical data and occupants' perceptionHow reliable are small-scale physical models in the evaluation of daylight in buildings? author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

FELIX, Victor Barbosa; PEREIRA, Marcelo Luiz; MOURA, Danilo de  and  TRIBESS, Arlindo. Análise de desconforto térmico local em ambientes cirúrgicos com o uso de manequim, medição de variáveis ambientais e avaliação subjetiva. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 115-128. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000100008.

Na avaliação de conforto térmico em ambientes interiores não basta analisar as condições de conforto para o corpo como um todo, pois há a necessidade de se analisar também as condições de desconforto térmico local. Em ambientes complexos, tais como os ambientes cirúrgicos, onde os membros da equipe cirúrgica ocupam diferentes posições no ambiente e desempenham atividades distintas, a análise de condições de desconforto térmico local torna-se ainda mais premente. No presente trabalho foram analisadas condições de desconforto térmico local devido a assimetrias da temperatura radiante, diferença vertical de temperatura do ar e risco de correntes de ar utilizando manequim, medição de variáveis ambientais e avaliação subjetiva. Resultados da avaliação subjetiva mostraram níveis de insatisfação de até 35 % dos anestesistas e enfermeiros com correntes de ar e de até 85% dos cirurgiões com o calor do foco cirúrgico. Resultados similares foram obtidos a partir da medição de variáveis ambientais e com o uso de manequim. Estes resultados ressaltam ainda mais a grande dificuldade de se prover condições de conforto térmico neste tipo de ambiente. Entretanto, a utilização de diferentes ferramentas de análise pode auxiliar na busca de se prover condições de conforto térmico as melhores possíveis para todos os membros da equipe cirúrgica.

Keywords : Desconforto térmico local; Manequins; Temperaturas equivalentes; Avaliação subjetiva; Ambientes cirúrgicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese