SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1How reliable are small-scale physical models in the evaluation of daylight in buildings?Models for predicting the reduction of energy consumption in buildings using daylighting through a multivariate linear regression and artificial neural networks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

SANTOS, Joaquim Pizzutti dos  and  RORIZ, Maurício. Influência do ângulo de incidência nos ganhos de calor solar através de materiais transparentes. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 149-161. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000100010.

Este trabalho apresenta uma equação genérica que relaciona a variação do Fator Solar com o ângulo de incidência. As curvas resultantes desta variação, para vidros e outros materiais transparentes, foram obtidas a partir de experimentos de espectrofotometria para reflexão e transmissão, realizados para diferentes ângulos de incidência. Desta forma, foram identificados grupos de materiais com comportamento semelhante de variação do Fator Solar em função do ângulo. Para cada um dos grupos foi definido um material de referência, com valores de Fator Solar representando o comportamento médio do grupo. Para estes materiais foram obtidas equações gerais da curva de variação do Fator Solar, que permite calcular o ganho de calor solar total considerando a variação do ângulo de incidência da radiação ao longo de um período de tempo. O valor desses ganhos para qualquer material do mesmo grupo pode ser obtido aplicando um coeficiente de correção, que é o valor do Fator Solar para a incidência normal do material considerado. Os valores para esse coeficiente são propostos neste trabalho para um grande número de materiais ou podem ser obtidos a partir de catálogos.

Keywords : Materiais transparentes; Fator Solar; Ganhos de calor solar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese