SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Models for predicting the reduction of energy consumption in buildings using daylighting through a multivariate linear regression and artificial neural networksThe relationship between acoustic attributes and architectural features of a concert hall applying the synthesis of form method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

NEVES, Leticia de Oliveira  and  RORIZ, Maurício. Procedimentos estimativos do potencial de uso de chaminés solares para promover a ventilação natural em edificações de baixa altura. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 177-192. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000100012.

A ventilação natural é uma das estratégias mais importantes para o condicionamento térmico passivo de ambientes internos de edificações, podendo ocorrer pela ação dos ventos, pelo efeito chaminé ou pela combinação de ambos. Em áreas urbanizadas, a velocidade do vento é sensivelmente reduzida pelos obstáculos locais, tornando o efeito chaminé uma alternativa de projeto mais viável, pois independe dos ventos. Este artigo tem por objetivo apresentar e discutir procedimentos estimativos do potencial de uso de chaminés solares para edificações de baixa altura, localizadas em regiões de baixa latitude. Desenvolveram-se previsões teóricas, através de um modelo matemático e de simulação computacional. Realizou-se um processo de calibração destes modelos, utilizando como referência os resultados do monitoramento experimental de uma célula de teste. O processo baseou-se na análise comparativa de algumas variáveis selecionadas, considerando-se dados de temperatura superficial, temperatura do ar e vazão volumétrica no interior da chaminé. Os resultados indicaram que os modelos teóricos têm potencial de aplicação na avaliação do desempenho de chaminés solares, especialmente o modelo de simulação, em que foram observadas diferenças inferiores a 20% entre resultados medidos e calculados.

Keywords : Chaminé solar; Ventilação natural; Efeito chaminé; Energia solar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese