SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Methodology for evaluating the sustainability of social interest houses with focus on designModeling the execution time of construction projects: case study at the Federal University of Pará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

SANTOS, Iara Gonçalves dos  and  SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de. Proteções solares no regulamento brasileiro de eficiência energética de edifícios comerciais, de serviços e públicos. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 227-241. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000100015.

O Regulamento Técnico da Qualidade para Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos (RTQ-C) é a referência brasileira para avaliação de desempenho energético de edifícios. O presente trabalho enfoca a influência de proteções solares no desempenho de edifícios a partir deste documento. Para isto, o RTQ-C é aplicado a um projeto de edificação que não possui tais dispositivos. Proteções são então aplicadas ao edifício e o desempenho energético é calculado pelo método prescritivo do RTQ. Por simulação computacional, as mesmas proteções são inseridas em um ambiente-padrão do prédio e obtêm-se dados de consumo de energia total e com iluminação. Ao longo do estudo, discute-se os resultados obtidos pelo método prescritivo e por simulação com o objetivo de levantar considerações sobre a metodologia de análise de envoltória pelo Regulamento. Paralelamente, buscou-se avaliar o desempenho de brises e de prateleiras de luz dimensionados pelo método da Temperatura Neutra. Os principais resultados reforçam a importância de se considerar a geometria e a orientação solar dos dispositivos no desempenho, fatores que não são avaliados pelo RTQ-C prescritivo.

Keywords : Código de energia em edifícios; Simulação de desempenho de edifício; Dispositivo de proteção solar.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese