SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue1Modeling the execution time of construction projects: case study at the Federal University of Pará author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

CANOVA, José Aparecido; BERGAMASCO, Rosangela; ANGELIS NETO, Generoso de  and  GLEIZE, Philippe Jean Paul. Análise comparativa de propriedades de argamassa mista com adição de pó de borracha de pneus inservíveis. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.1, pp. 257-267. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000100017.

Este estudo compara o desempenho de duas argamassas para revestimento. A primeira, produzida no traço 1:6 de cal virgem e areia (em volume), maturada. A segunda com a mesma argamassa da primeira, mas que passou pelo processo de retirada de água em estufa. As argamassas receberam o mesmo teor de cimento, compondo o traço 1: 1,5: 9 (em volume) e adições de pó de borracha de pneus inservíveis, nas proporções (6%, 8% ,10% e 12%) em volume de agregado. Determinaram-se: as resistências à compressão axial e resistência à tração na flexão, a energia de deformação, o índice de vazios, a absorção de água por capilaridade, a retração restringida e a resistência de aderência à tração. Os resultados mostraram melhor desempenho para a argamassa seca em estufa com resíduos de borracha, em relação à argamassa maturada. Com redução na absorção de água por capilaridade, na retração restringida, no índice de vazios, manteve a resistência de aderência à tração. Embora tenha reduzido a resistência à compressão, apresentou uma maior energia de deformação.

Keywords : Resíduo de pneus; Argamassa de revestimento; Capilaridade; Deformação.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English