SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Impact of the aplication of Energy Efficiency 13059 Act in relation to the new Land Use Ordinance of the city of La Plata and the Building Labeling Standard IRAM 11900Contribuição ao zoneamento bioclimático brasileiro: reflexões sobre o semiárido nordestino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

ALBUQUERQUE, Milena Sampaio Cintra de  e  AMORIM, Cláudia Naves David. Iluminação natural: indicações de profundidade-limite de ambientes para iluminação natural no Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais - RTQ-R. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 37-57. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000200004.

A iluminação natural, além de ser importante recurso para promover bem-estar e qualidade ambiental, tem impacto relevante na redução do uso de energia. O Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Residenciais (RTQ-R) foi publicado no Brasil em agosto de 2010, dando sequência ao Programa Brasileiro de Etiquetagem do Inmetro voltado para edificações. Com relação a aspectos bioclimáticos da arquitetura dos edifícios, tais como iluminação natural, buscou-se desenvolver alguns pré-requisitos e bonificações para os ambientes, de forma que esses aspectos fossem considerados na avaliação de edificações residenciais. Neste artigo, apresentam-se o método e os resultados que geraram as indicações relativas à bonificação de iluminação natural presentes no Regulamento. O método utilizado incluiu 336 simulações computacionais dinâmicas com o software DaySim, com o objetivo de investigar a influência de variáveis arquitetônicas no desempenho da iluminação natural, mais especificamente a profundidade dos ambientes e as proteções solares. As simulações foram realizadas para 11 cidades brasileiras, abarcando 11 diferentes latitudes e 4 zonas bioclimáticas (ZB 1 , ZB 3, ZB 4 e ZB 4). Os resultados geraram indicações sobre a profundidade-limite de ambientes, que foram adotadas como parâmetros para concessão da bonificação de iluminação natural no RTQ-R.

Palavras-chave : Iluminação natural; Profundidade de ambientes; RTQ-R; Bonificações.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português