SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Método para avaliação da qualidade de processos construtivos em empreendimentos habitacionais de interesse socialQuantificação e classificação dos resíduos procedentes da construção civil e demolição no município de Pelotas, RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

FIGUEIREDO, Francisco Gitahy de  e  SILVA, Vanessa Gomes da. Processo de Projeto Integrado e desempenho ambiental de edificações: os casos do SAP Labs Brazil e da Ampliação do CENPES Petrobras. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 97-119. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000200007.

O Processo de Projeto Integrado (PPI) estimula o trabalho multidisciplinar dos vários agentes desde o início do processo de projeto. Foi proposto para uma pesquisa investigar como o PPI pode contribuir para a melhoria do desempenho ambiental de edificações, a partir de dois estudos de caso desenvolvidos no Brasil. A abordagem metodológica apoiou-se no desenvolvimento prévio de proposições teóricas - neste caso, uma referência teórica de PPI, compreendendo seus elementos metodológicos fundamentais - para orientar as etapas de investigação e análise de dois processos de projeto de empreendimentos com elevadas metas de desempenho ambiental. O objetivo deste artigo é apresentar os principais resultados relacionados à documentação dos estudos de caso e à análise dos dados, constituída pelo posicionamento dos estudos de caso em relação à referência teórica, assim como discutir as principais lições aprendidas. Os resultados indicam que, em ambos os empreendimentos, os elementos do PPI presentes foram muito importantes para o alcance das metas definidas. No entanto, em nenhum deles os elementos metodológicos que caracterizam a abordagem PPI foram completamente incorporados.

Palavras-chave : Sustentabilidade; Arquitetura; Desempenho ambiental; Processo de projeto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português