SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Quantificação e classificação dos resíduos procedentes da construção civil e demolição no município de Pelotas, RSCinza de casca de arroz (CCA) altamente reativa: método de produção e atividade pozolânica índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

MACEDO, Alcebíades Negrão; SOUZA, Alberto Alexandre Costa e  e  POMPEU NETO, Bernardo Borges. Chapas de cimento-madeira com resíduos da indústria madeireira da Região Amazônica. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 131-150. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000200009.

Este estudo teve como objetivo avaliar o emprego do resíduo da indústria madeireira da região da Amazônia brasileira na produção de material compósito cimento-madeira. Foi avaliada a compatibilidade de seis espécies de dicotiledôneas nativas da Amazônia com o cimento CP V ARI por meio da realização de ensaios de compressão axial em corpos de prova cilíndricos. Os resíduos foram utilizados ao natural e submetidos ao tratamento de lavagem em água quente por 2 h. A relação cimento-madeira foi de 3:1, em massa, juntamente com os aditivos aceleradores de pega sulfato de alumínio a 3% e cloreto de cálcio a 3% e 5%. Os resultados dos ensaios de compressão indicaram como potencial de uso os resíduos de três espécies combinado ao tratamento com o acelerador de pega cloreto de cálcio a 5%. Foram confeccionadas chapas cimento-madeira com resíduos das espécies Cedrela Odorata L. (Cedro), Vochysia máxima Ducke (Quaruba), Hymenaea courbaril L. (Jatobá) e mais a mistura delas. Os resultados dos ensaios das propriedades físicas e mecânicas das chapas mostraram que todas apresentaram características adequadas para a finalidade, e as chapas da espécie cedro apresentaram o melhor desempenho.

Palavras-chave : Compósito cimento-madeira; Dicotiledôneas da Amazônia.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português