SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Chapas de cimento-madeira com resíduos da indústria madeireira da Região AmazônicaAvaliação do comportamento de mistura de argamassas através de reometria rotacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

TASHIMA, Mauro Mitssuchi et al. Cinza de casca de arroz (CCA) altamente reativa: método de produção e atividade pozolânica. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 151-163. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000200010.

Este trabalho apresenta um método de produção para a obtenção de cinza de casca de arroz (CCA) de elevada reatividade a partir de um processo de combustão não controlado. São detalhados os processos de obtenção da CCA, assim como sua atividade pozolânica. Pela Análise Termogravimétrica (TGA), foi possível quantificar o consumo de portlandita por parte da CCA, ou seja, a reação pozolânica. Adicionalmente, foram preparadas argamassas com diferentes porcentagens de CCA (5%, 10% e 15%) com o objetivo de comprovar sua influência nas propriedades mecânicas. Os resultados obtidos mostram que a CCA em estudo apresenta elevada reatividade, podendo ser utilizada como uma fonte alternativa da sílica ativa (SA).

Palavras-chave : Cinza de casca de arroz; Método de produção; Atividade pozolânica; Análise termogravimétrica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português