SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 número2Avaliação do comportamento de mistura de argamassas através de reometria rotacional índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Ambiente Construído

versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

OLIVEIRA, Alexandre Lima et al. Ensaio de cravação pneumática de pino para avaliação da resistência à compressão de juntas de assentamento de alvenaria estrutural. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.2, pp. 175-188. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000200012.

Ensaios não destrutivos têm sido propostos e usados para avaliação das condições de alvenarias estruturais, para controle de qualidade e propriedades dos materiais in loco. Entretanto, a maioria dos métodos funciona apenas para argamassas com baixa resistência à compressão (< 4,0 MPa) ou servem apenas para avaliação qualitativa, além de não serem práticos para uso em campo, demandando muito tempo para a realização das avaliações. Em função disso, um pinador pneumático foi utilizado para avaliar a profundidade de penetração de pinos de aço e correlacioná-la com a resistência à compressão de argamassas em laboratório. O trabalho mostrou que há uma boa correlação entre a profundidade de cravação de pinos e a resistência à compressão das argamassas, além de ser um ensaio prático, rápido e fácil de ser realizado in loco.

Palavras-chave : Ensaio não destrutivo; Junta de assentamento; Argamassa; Alvenaria estrutural.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · pdf em Português