SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Identification of the elements of standardized work in construction author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

BARROS, Raquel Regina Martini Paula  and  PINA, Sílvia Aparecida Mikami Gonçalves. Sinfonia inacabada da habitação coletiva: lições a partir do PREVI para uma arquitetura de possibilidades. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 7-26. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000300002.

Os esforços pela busca de uma maior sustentabilidade nas cidades inspiram os projetos de habitação coletiva como importante perspectiva para devolver caraterística mais humanizadora para o habitar urbano. Este trabalho discute um recorte específico no sentido de intermediar e apoiar as decisões estruturantes do projeto arquitetônico e urbanístico que considere a possibilidade de modificações como parte do processo de projeto e do programa habitacional. O trabalho tem por objetivo obter derivações conceituais para análise, reflexão e realização projetual relacionadas à capacidade adaptativa da habitação como possível agregadora de valor multidimensional para os moradores. A partir dos fundamentos teórico-conceituais relacionados, buscou-se identificar exemplar de habitação coletiva representativo para análise, selecionando-se o Proyecto Experimental de Vivienda-PREVI em Lima, Peru, pela sua importância e impacto. O estudo evidenciou alguns dos enfoques e suscitou outros conceitos relevantes para o processo de projeto. Apresenta-se uma análise do estudo de caso e o aprimoramento da base teóricoconceitual de potencial humanizador e de sustentabilidade socioambiental. O estudo permite o refinamento conceitual vinculado ao projeto da habitação coletiva com vistas à geração de valor multidimensional para o habitar humanizador e mais sustentável.

Keywords : Habitação coletiva; Capacidade adaptativa; PREVI; Diversidade; Flexibilidade; Processos participativos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese