SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Identification of the elements of standardized work in constructionMethod for quantifying the energy consumption in the life cycle of plumbing fixtures author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

HOFACKER, Alexander; SANTOS, Aguinaldo dos  and  SANTOS, Adriana de Paula Lacerda. Uma visão crítica do processo de contratação no setor público da Alemanha. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 45-56. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000300004.

Este artigo faz uma análise crítica do processo de contratação no setor público alemão, baseado em um estudo de caso realizado na Universidade de Karlsruhe. O protocolo de pesquisa para o estudo de campo foi desenvolvido em três fases: diálogo direto com o responsável pelo departamento, análise de documentos, e entrevistas semi-estruturadas. A coleta de dados buscou informações para analisar a organização, bem como para realizar o mapeamento das atividades do projeto. Foi realizado um estudo detalhado sobre um empreendimento de construção civil, a fim de elaborar um mapa de fluxo de valor dos macros processos de aquisição. Com base nos dados, os autores apresentam um conjunto de propostas para melhoria radical no processo de contratação estudado, com foco na redução do tempo de ciclo, aumento da transparência e aumento do valor agregado. O estudo reforça a necessidade de mais pesquisas voltadas para a aplicação de conceitos e princípios da produção enxuta no setor público. As oportunidades de melhorias radicais identificadas no processo de aquisição alemão apontam que é preciso convencer os políticos e tomadores de decisão a mudar as estruturas de responsabilidades e aplicar os princípios da produção enxuta na administração pública de maneira consciente. Este artigo apresenta um dos primeiros estudos de aplicação dos princípios da produção enxuta no processo de contratação na administração pública, visando à simplificação de processos, redução do desperdício e melhor alocação de recursos no sentido de adicionar mais valor para o usuário final.

Keywords : Processo de contratação; Administração pública; Princípios da produção enxuta.

        · abstract in English     · text in English     · pdf in English