SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Energy analysis of solar thermal systems for different demands of hot water in a single family dwellingSolar reflectance index of façade coatings: mitigation potential of urban heat islands author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

KRUGER, Eduardo Leite  and  MORI, Fabiano. Análise da eficiência energética da envoltória de um projeto padrão de uma agência bancária em diferentes zonas bioclimáticas brasileiras. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 89-106. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000300007.

Este trabalho analisou e classificou o desempenho energético da envoltória de um projeto padrão de uma agência bancária por meio de parâmetros do Método Prescritivo do Regulamento Técnico da Qualidade do Nível de Eficiência Energética de Edifícios Comerciais, de Serviços e Públicos, em diferentes zonas bioclimáticas brasileiras. Nas situações em que o edifício apresentou oportunidades de melhoria, foram testadas estratégias bioclimáticas em relação às aberturas envidraçadas, tais como sombreamentos vertical e horizontal (AVS e AHS) e fator solar dos vidros (FS). Em apenas seis situações verificou-se que a envoltória do projeto padrão original não atingiu o nível "A". Para esses casos, foram alterados fatores relacionados a AVS, AHS e FS nas equações do Método Prescritivo para obtenção de um valor do indicador de consumo da envoltória que a classificasse com o nível "A". Para avaliar o potencial de economia de energia elétrica do sistema de ar condicionado com as alterações propostas, foi realizada a simulação computacional, considerando o projeto original e o projeto otimizado. Os resultados da simulação mostraram que é possível uma economia de até 26,0% no consumo de energia elétrica para o projeto otimizado com a fachada principal orientada para o Oeste na cidade de Curitiba/PR. Para a implantação da agência com a fachada principal para o Oeste na cidade de Brasília/DF, a simulação apontou uma economia de até 30,5% com a alteração do FS dos vidros.

Keywords : Eficiência energética em edificações; Arquitetura bioclimática; Simulação termoenergética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese