SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Durability of recycled aggregate concrete: an analytical hierarchy process applicationBehavior of bored piles composed of soil-cement and residue of precious stones based on static load tests author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

REZENDE, Maria Luiza de Souza et al. Uso de metacaulim em concreto seco: uma abordagem por superfície de resposta. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 135-146. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000300010.

A preocupação com o meio ambiente vem motivando diversas pesquisas sobre o uso de materiais pozolânicos em substituição parcial ao cimento em concretos e argamassas, entretanto poucos são os dados sobre tal uso em concretos destinados à produção de elementos prémoldados, concreto este que geralmente é denominado concreto seco ou sem abatimento, devido à baixa umidade requerida no processo de moldagem e prensagem. Este trabalho consistiu em um estudo preliminar sobre o uso de metacaulim em concreto seco, sendo analisados cinco traços de concreto com cinco teores de substituição em cinco tempos de cura, objetivando determinar quais os percentuais de substituição mais adequados, ou seja, aqueles que promovessem aumento na resistência à compressão simples e redução na absorção de água por imersão. Devido ao grande número de variáveis envolvidas, foi utilizado o planejamento experimental estatístico Delineamento Composto Central Rotacional (DCCR), sendo os resultados analisados pela Metodologia de Superfície de Resposta (MSR). A análise da superfície de resposta mostrou que, para todos os traços, os melhores resultados dentro dos parâmetros estabelecidos poderão ser encontrados com o uso de metacaulim em percentuais de 10% a 20% de substituição da massa do cimento aos 49 dias de cura.

Keywords : Pozolana; Concreto; Concreto pré-moldado.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese