SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.12 issue3Use of metakaolin in no slump concrete: a response surface approach author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

EDLER, Patrícia; THOME, Antonio; SILVANI, Carina  and  FREITAS, Leunir Laudimar. Comportamento de estacas escavadas compostas de solocimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas a partir de provas de carga estática. Ambient. constr. [online]. 2012, vol.12, n.3, pp. 147-157. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/S1678-86212012000300011.

A utilização de resíduos e subprodutos industriais na construção civil apresenta-se como uma alternativa efetiva para diminuição do impacto ambiental deste setor. O presente trabalho tem como principal objetivo avaliar a viabilidade do emprego de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas em estacas escavadas (SCR) para utilização em habitação unifamiliar. Inicialmente foi definida uma mistura ótima com os materiais que constituiriam as estacas. A mistura que melhor atendeu as características de resistência e trabalhabilidade foi àquela composta por 50% de resíduo de beneficiamento de pedras preciosas e 50% de solo, com 10% de teor de cimento Portland, em relação a massa seca dos materiais. Para os ensaios de campo foram executadas três estacas escavadas de 0,23m de diâmetro e 3 metros de profundidade. Os resultados obtidos através das provas de carga estática foram comparados a resultados de estacas escavadas com mesmas características geométricas e compostas por concreto convencional. O estudo concluiu que o emprego da mistura de solo-cimento e resíduo de beneficiamento de pedras preciosas em estacas escavadas moldadas in loco é tecnicamente viável, uma vez que apresentam capacidade de carga semelhante às executadas com concreto convencional. Além disso, a partir da análise de custos, onde se comparou o valor de execução para estacas de concreto e estacas de solo-cimento e resíduo, verificou-se que o custo final de uma estaca escavada produzida com a mistura proposta apresenta uma economia de 38%, se comparado ao custo final de uma estaca escavada composta por concreto convencional.

Keywords : Resíduo industrial; Estacas escavadas; Capacidade de carga.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · pdf in Portuguese