SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Integration of performance criteria in the energy-environmental improvement of exisiting social housing in ChileUso de modelagem 4D e Building Information Modeling na gestão de sistemas de produção em empreendimentos de construção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente Construído

versão impressa ISSN 1415-8876versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

SILVA, Hugo Entradas  e  HENRIQUES, Fernando Manuel Anjos. Análise microclimática de um edifício histórico em clima temperado: limites sustentáveis para a correta conservação dos materiais. Ambient. constr. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.65-77. ISSN 1415-8876.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212015000200014.

Apesar da reconhecida importância conferida ao estudo microclimático em edifícios históricos para a correta conservação de suas coleções e objetos de relevância histórica e cultural, o conhecimento acerca de seu comportamento em climas temperados é ainda reduzido. Ao longo das últimas décadas surgiram diferentes especificações focadas nas necessidades higrotérmicas dos materiais. Nesse campo, a abordagem dinâmica, baseada no microclima histórico, gerou um amplo consenso entre os especialistas, como meio de alcançar intervalos sustentáveis de temperatura e umidade relativa. Este estudo visou classificar de forma clara o microclima interior de um edifício histórico em clima temperado – Igreja de São Cristóvão, em Lisboa –, com o objetivo de verificar a qualidade microclimática para a conservação dos materiais e validar possíveis alterações. Para tal, utilizou-se um sistema de monitoramento continuo entre novembro de 2011 e agosto de 2013, com registros a cada 10 min, utilizando-se diversos sensores de temperatura e umidade relativa. O microclima foi classificado de acordo com a especificação ASHRAE – Handbook HVAC Applications, Chapter 21: Museums, galleries, archives and libraries. Constatou-se elevada estabilidade climática natural, que não justifica a implementação de sistemas de climatização.

Palavras-chave : Conservação preventiva; Microclima; Temperatura; Umidade relativa; Edifícios históricos; Inércia térmica.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )