SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Desenvolvimento de uma nova concepção geométrica para os blocos de concretos não modulares para alvenaria estruturalVergamento da madeira de Eucalyptus grandis plasticizada por vaporização e cozimento índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente Construído

versão impressa ISSN 1415-8876versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

CUNHA, Jesiel; CHAVES, Luciano Pereira; SANTOS, Leila Maria Soares dos  e  LOPES, Zigue Marley Furtado. Distribuição otimizada do reforço com fibras de carbono em lajes de concreto armado. Ambient. constr. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.153-167. ISSN 1415-8876.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212015000200019.

Neste trabalho é determinada a região de aplicação do reforço com fibras de carbono em lajes de concreto utilizando-se um procedimento de otimização topológica. Embora o procedimento seja aplicado em lajes, a técnica pode ser usada em qualquer estrutura de concreto armado a ser reforçada. As simulações numéricas foram feitas através do Método dos Elementos Finitos, associadas ao procedimento automático de otimização topológica, para indicação da região ótima de posicionamento do reforço. A influência de alguns aspectos do comportamento estrutural da laje no resultado da otimização é apresentada: fissuração do concreto; condições de apoio e de carregamento; e taxa de reforço. Foram verificados os ganhos em termos de rigidez e de resistência das peças reforçadas. A comparação com técnicas convencionais de reforço mostrou que a otimização topológica pode ser uma ferramenta bastante útil para a definição da região do reforço, podendo levar a uma economia de material.

Palavras-chave : Reforço estrutural; Otimização topológica; Fibras de carbono; Materiais compostos; Lajes de concreto.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )