SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.15 número2Distribuição otimizada do reforço com fibras de carbono em lajes de concreto armado índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ambiente Construído

versão impressa ISSN 1415-8876versão On-line ISSN 1678-8621

Resumo

PERES, Matheus Lemos; DELUCIS, Rafael de Avila; GATTO, Darci Alberto  e  BELTRAME, Rafael. Vergamento da madeira de Eucalyptus grandis plasticizada por vaporização e cozimento. Ambient. constr. [online]. 2015, vol.15, n.2, pp.169-177. ISSN 1415-8876.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212015000200020.

O vergamento de madeira foi utilizado ao longo dos séculos para a produção de objetos grandes, como estruturas de embarcações ou pequenos utensílios. Mesmo com constantes estudos de vergamento, há carência de melhorias de processo e inclusão de madeiras de baixo valor comercial. Assim, o presente trabalho analisou a madeira vergada de Eucalyptus grandis tratada por diferentes tempos de exposição à vaporização e ao cozimento. Foram analisados o número de tipos de defeitos por peça vergada (Nºdef), a variação no teor de umidade perante os tratamentos (∆Tu), a pressão de extremidade (Pe) e a perda de forma circular (Pf). Verificou-se que as variáveis diferem significativamente entre os tipos de tratamento de vaporização e cozimento, exceto para o Nºdef. Os tempos de tratamento não apresentaram efeito significativo. Concluiu-se que a espécie é aceitável para vergamentos em raios inferiores ao utilizado no presente estudo. Adicionalmente, a vaporização mostrou ser o melhor tratamento, por apresentar melhores parâmetros de qualificação.

Palavras-chave : Madeira vergada; Tratamento da madeira; Qualidade da madeira.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )