Alarcón e Ashley (1996)ALARCÓN, L. F.; ASHLEY, D. B. Modeling Project Performance for Decision Making. Journal of Construction Engineering and Management, v. 122, n. 3, p. 265-273, 1996.
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Modelagem e avaliação do desempenho de empreendimento de construção |
(1) custos; (2) programação; (3) resultados do projeto para o cliente; (4) efetividade da gestão |
(1) avaliação das características da organização, sua estratégia e as possiblidades de impacto no projeto (2) especificação das características do projeto e seus impactos; (3) Seleção dos indicadores; e (4) tomada de decisão baseada em um único indicador ou na combinação de múltiplos indicadores |
Sim |
Empreendimento |
Não |
Propõe um padrão para definição dos indicadores, além de uma matriz de impacto entre as características da organização e seus impactos nos resultados esperados dos projetos |
Sim |
Wegelius-Lehtonen (2001)WEGELIUS-LEHTONEN, T. Performance Measurement in Construction Logistics. International Journal of Production Economics, v. 69, n. 1, p. 107-116, 2001.
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Necessidade de medir o desempenho da logística da construção |
Não |
Não |
Não |
Processo especifico |
Não |
Sim, agrupa os indicadores pelo seu uso (de monitoramento ou melhoria) ou foco (em nível de organização, projeto ou subcontratos específicos) |
Sim |
Kagioulou, Cooper e Aquad (2001)KAGIOGLOU, M.; COOPER, R.; AQUAD, G. Performance Management in Construction: a conceptual framework. Construction Management and Economics, v. 19, p. 85-95, 2001.
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Necessidade de relacionar efetivamente objetivos/ metas estratégicas a indicadores operacionais em empresas de construção |
Baseado no BSC: (1) financeira, (2) processos internos, (3) aprendizagem e crescimento e (4) clientes (5) perspectivas e (6) projetistas e fornecedores. |
5 passos desde o desenvolvimento da estratégia organizacional e desenvolvimento dos indicadores |
Sim |
Organização e empreendimento |
Não |
Fornece um modelo para apresentação e ponderação entre os indicadores de desempenho e suas perspectivas de desempenho (escala de 1 a 5), mostrando a importância de indicadores específicos no alcance dos objetivos organizacionais |
Sim |
Arditi e Lee (2003) |
Necessidade de melhorar a medição em empresas que aplicam conceitos de qualidade total |
Baseado em conceitos da qualidade (QFD), relaciona os fatores de qualidade do serviço com os componentes do sistema de qualidade a partir do Malcolm Baldrige National Quality Award (MBNQA) |
(1) identificação dos requisitos dos clientes e coleta de dados (2) processamento dos dados (3) calculando o nível máximo alcançável de desempenho (4) calcular o nível real de desempenho da firma (5) classificar as empresas de acordo com seu desempenho relativo |
Sim |
Organização |
10 critérios de qualidade |
Não |
Não |
Bassioni, Príce e Hassan (2005)BASSIONI, H. A.; PRICE, A. D. F.; HASSAN, T. M. Building a Conceptual Framework for Measuring Business Performance in Construction: an empirical evaluation. Construction Management and Economics, v. 23, n. 5, p. 495-507, 2005.
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Necessidade de vincular os fatores de sucesso aos rsultados obtidos em uma empresa de construção |
Baseado no BSC, no EFQM e no Modelo de excelência de negócios de Baldrige (1) desempenho das pessoas, parcerias e fornecedores; (2) resultados do empreendimento, (3) resultados para os clientes e (4) resultados para sociedade |
Estabelece um amplo quadro de fatores de sucesso que devem ser relacionados aos resultados obtidos em um processo duplo de medição, estabelecendo método de medição para ambos os componentes do modelo. |
Sim |
Organização |
Não |
Não |
Sim |
Chan e Chan (2004)CHAN, A. P. C.; CHAN, A. P. L. Key Performance Indicators for Measuring Construction Success. Benchmarking: An International Journal, v. 11, n. 2, p. 203-221, 2004.
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Necessidade de melhorar os critérios para definição de sucesso de empreendimentos de construção |
Baseado em KPIs, subdividindo-os em: a) indicadores objetivos e b) indicadores subjetivos |
Não, os autores apenas apresentam os indicadores para as dimensões mapeadas |
Não |
Empreendimento |
10 indicadores |
Não |
Sim |
Beatham et al. (2005)BEATHAM, S. et al. An Integrated Business Improvement System (IBIS) For Construction. Measuring Business Excellence, v. 9, n. 2, p. 42-55, 2005.
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Necessidade de sistematizar a melhoria contínua para medição de desempenho incorporando elementos de qualidade baseado no EFQM |
Baseado no EFQM e no BSC: (1) financeira, (2) processos internos, (3) aprendizagem e crescimento e (4) clientes |
Sistema de medição em dois ciclos chamados de RADAR: - ciclo 1: implantação das medidas - ciclo 2: mudanças impulsionadas pelos resultados |
Sim |
Organização |
Não |
Não |
Sim, o modelo apresenta um ciclo duplo revisão sistemática chamado de RADAR |
Georgy, Chang e Zhang (2005)GEORGY, M. E.; CHANG, L.-M.; ZHANG, L. Utility-Function Model for Engineering Performance Assessment. Journal of Construction Engineering and Management, v. 131, n. 5, p. 558-568, 2005.
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Necessidade de melhorar a medição e avaliação do desempenho do processo de projeto para construção |
Não |
Sim, seleciona os indicadores a partir do CII e desenvolve uma função de utilidade para propor uma função de desempenho |
Não |
Processos específicos |
Sim |
Não |
Não |
El-Mashaleh, Minchin Jr e O'Brien (2007)EL-MASHALEH, M. S.; MINCHIN JUNIOR, R. E.; O'BRIEN, W. J. Management of Construction Firm Performance Using Benchmarking. Journal of Management in Engineering, v. 23, n. 1, p. 10-17, 2007.
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Necessidade de um modelo debenchmarking matematicamente mais rigoroso |
(1) tempo, (2) custo, (3) segurança, (4) clientes e (5) lucro |
Não |
Não |
Organização e empreendimento |
7 indicadores |
Não |
Não |
Nudurupati, Arshad e Turner (2007)NUDURUPATI, S.; ARSHAD, T.; TURNER, T. Performance Measurement in the Construction Industry: an action case investigating manufacturing methodologies. Computers in Industry, v. 58, n. 7, p. 667-676, set. 2007.
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Necessidade de estender a visão para gestão de operações de uma empresa de construção |
Baseado no BSC: (l) financeira, (2) processos internos, (3) aprendizagem e crescimento e (4) clientes |
(1) Focar o negócio nas necessidades de todos osslakeholders (internos e externos); (2) criar a visão de causa e efeito entre as medidas operacionais e |
Sim |
Organização e empreendimento |
20 indicadores |
Não |
Sim |
Yu et al. (2007)YU, I. et al. Comparable Performance Measurement Sytem for Construction Companies. Journal of Management in Engineering, v. 23, n. 3, p. 131-139, 2007.
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Necessidade de um modelo debenchmarking que permita a avaliação do desempenho geral em um único parâmetro agregado |
Baseado no BSC: (1) financeira, (2) processos internos, (3) aprendizagem e crescimento e (4) clientes |
Seleção e definição dos indicadores |
Sim |
Organização |
12 critérios e 16 indicadores |
Explicita um método quantitativo para o estabelecimento das relações de causa e efeito entre indicadores |
Sim |
Luu et al. (2008)LUU, T.-V. et al. Performance Measurement of Construction Firms in Developing Countries. Construction Management and Economics, v. 26, n. 4, p. 373-386, 2008.
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Necessidade de melhorar o desempenho da indústria da construção Vietnamita |
Baseado no BSC: (l) financeira, (2) processos internos, (3) aprendizagem e crescimento e (4) clientes |
Formulação da estratégia da empresa, identificação e validação dos KPI a medição e avaliação do desempenho estratégico |
Sim |
Organização |
30 indicadores |
Explicita um método quantitativo para o estabelecimento das relações de causa e efeito entre indicadores na mesma dimensão ou em diferentes dimensões de desempenho |
Sim |
Haponava e Al-jibouri (2009)HAPONAVA, T.; AL-JIBOURI, S. Identifying Key Performance Indicators For Use in Control of Pre-Project Stage Process in Construction.International Journal of Productivity and Performance Management, v. 58, n. 2, p. 160-173, 2009.
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Necessidade de identificar indicadores de desempenho baseado em processos para aplicação no controle da fase de pré-construção |
Não |
Não, apresenta apenas procedimentos que podem ser desenvolvidos |
Não |
Empreendimento |
5 indicadores |
Não |
Não |
Skibniewski e Ghosh (2009)SKIBNIEWSKI, M. J.; GHOSH, S. Determination of Key Performance Indicators with Enterprise Resource Planning Systems in Engineering Construction Firms. Journal of Construction Engineering and Management, v. 135, n. 10, p. 965-978, 2009.
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Analisar a contribuição de sistemas ERP para medição de desempenho a partir do CBPP |
(1) custo, (2) tempo, (3) qualidade, (4) satisfação dos clientes, (5) segurança, (6) lucratividade e (7) produtividade |
Sim, 6 etapas, desde o mapeamento do processo de negócio e os indicadores associados a cada etapa, coleta dos dados e cálculo dos indicadores até a tomada de decisão |
Não |
Empreendimento |
7 indicadores |
Sim, propuseram uma taxonomia para os indicadores conforme a urgência da informação (time-sensitive analysis) |
Sim |
Horta, Camanho e Costa (2010)HORTA, I. M.; CAMANHO, A. S.; COSTA, J. M. DA. Performance Assessment of Construction Companies Integrating Key Performance Indicators and Data Envelopment Analysis. Journal of Construction Engineering and Management, v. 136, n. 5, p. 581-594, 2010.
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Necessidade de um modelo debenchmarking matematicamente mais rigoroso incorporando a visão de fronteira de eficiência e habilitando a análise cruzada de aspectos operacionais e estratégicos |
(1) desempenho organizacional e (2) desempenho operacional |
Não |
Sim |
Organização e empreendimento |
5 indicadores |
Não |
Não |
Costa e Formoso (2011) |
Clube de Benchmarking para indústria da construção no Brasil |
(1) produção e segurança: (2) cliente; (3) vendas; (4) fornecedores; (5) qualidade; e (6) pessoas |
Dá subsídios para etapa de seleção e definição e coleta e processamento dos dados |
Sim |
Empreendimento e organização |
18 indicadores |
Classifica-os em indicadores de resultado e indicadores de processo |
Sim |
Lin et al. (2011) |
Identificar os principais indicadores de desempenho para estudos de gestão de valor |
(1) indicadores de previsão; (2) indicadores de desempenho do processo; (3) indicadores de resultado (dividido em aspectos tangíveis e intangíveis) |
Sim, forneceu subsídios para etapa de seleção e coleta e processamento dos dados |
Não |
Empreendimento |
18 indicadores |
Sim, forneceu uma lista de fontes de coleta de dados para os vários indicadores e participantes do processo (facilitadores, clientes e participantes do estudo de valor) |
Não |
Ozorhon et al. (2011) |
Medir o desempenho de empresas atuando sob regime de joint-venture internacional (IJV) |
(1) desempenho do projeto; (2) desempenho da gestão do IJV (International Joint Venture); (3) desempenho dos parceiros; (4) satisfação com a IJV |
Não |
Não |
Organização e empreendimento |
17 indicadores |
Não |
Não |
Halman e Voordijk (2012) |
Desenvolver um modelo de medição de desempenho da cadeia de suprimentos |
Baseado no BSC, acrescentando as perspectivas de processos externos e inovação |
Apenas para seleção dos indicadores |
Sim |
Organização |
45 indicadores |
Não |
Sim |
Heravi e Ilbeigi (2012) |
Necessidade de melhorias para avaliação quantitativa do sucesso de empreendimentos de construção incorporando a visão da gestão de projetos |
Sucesso do projeto e sucesso da gestão do projeto |
Definição, coleta e processamento dos dados |
Não |
Empreendimento |
11 indicadores |
Não |
Não |
Jin et al. (2013)JIN, Z. et al. Practical Framework for Measuring Performance of International Construction Firms. Journal of Construction Engineering and Management, v. 139, n. 9, p. 1154-1167, 2013.
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Necessidade de medição de desempenho para empresas de construção multinacionais |
Baseado no BSC, acrescentando as perspectivas de desempenho de mercado e stakeholders
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Definição e processamento dos dados |
Sim |
Organização |
27 indicadores |
Sim, o peso relativo dc cada indicador proposto por meio de uma survey com 117 participantes (profissionais e acadêmicos) |
Não |
Yeung et aí. (2013) |
Desenvolver um modelo debenchmarking em Hong Kong
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Não |
Não |
Sim |
Organização e empreendimento |
10 indicadores |
Método para determinar a relação entre os indicadores e o peso relativo de cada deles e desenvolve uma equação de desempenho geral |
Não |