SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4The trades of the "beehive" ovens in a lime producing town in Colombia: intangible heritage at risk of vanishing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

MENEZES, Marluci. Formar, cozer, tirar a cal: testemunhos do fazer cal em Portugal. Ambient. constr. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.7-20. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400289.

O objetivo deste artigo é apresentar e discutir os contextos de algumas “falas” de quem faz a cal, destacando a importância destas “falas” como património intangível. Para efeito, recorre-se a estudos realizados com mestres caleiros no âmbito de projetos de investigação desenvolvidos em Beja (Alentejo/Portugal); explorando ainda alguma da literatura produzida nesta área temática, todavia, privilegiando-se aquela assente em estudos empíricos realizados em Portugal, nomeadamente onde a “voz” do artesão da cal tenha sido expressiva para a compreensão dos processos técnicos tradicionais. Considera-se que o testemunho oral dos artífices da cal pode ser um importante contributo para o ampliar do conhecimento técnico-científico acerca dos processos de produção deste material.

Keywords : Saber técnico-tradicional; Cal; Artesãos; Fonte oral; Património immaterial.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )