SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Lime-based paints: market review and regulatory assessmentDaylighting and glare: case study in multi-storey residential buildings author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

VEIGA, Maria do Rosario. Argamassas de cal para conservação e reabilitação de edifícios: conhecimento consolidado e necessidades de investigação. Ambient. constr. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.85-96. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400295.

As argamassas de cal foram usadas na construção desde tempos imemoriais até pelo menos ao início do século XX. Em muitas regiões do mundo mantiveram um papel importante nos edifícios até à década de cinquenta do século passado. Este material pode, como talvez nenhum outro, contar a história da construção. Com o surgimento e rápida generalização do uso do cimento, começou a perder-se o conhecimento tradicional das técnicas da cal, que era transmitido diretamente através das gerações. Para recuperar esse conhecimento têm vindo a ser realizados numerosos estudos científicos, envolvendo a análise de argamassas antigas, o estudo de tratados antigos e a investigação sobre novas argamassas de cal. Apesar destes esforços, e das evidências de que as argamassas de cal são as mais adequadas para a conservação de edifícios antigos, continua a ser pouco frequente a sua utilização nas intervenções de conservação.O que falta saber para possibilitar a sua utilização generalizada? Quais as necessidades de investigação e de ação?

Keywords : Argamassa de cal; Carbonatação; Técnicas de aplicação; Fatores de degradação; Necessidades de investigação.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )