SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Daylighting and glare: case study in multi-storey residential buildingsRTQ-R’s shadings devices evaluation from a thermal and luminous point of view author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

SANTESSO, Caroline Antonelli  and  CHVATAL, Karin Maria Soares. Consumo energético de salas de escritório climatizadas de modo misto em São Paulo: considerações sobre o projeto. Ambient. constr. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.119-137. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400297.

Na literatura há poucos estudos sobre edifícios climatizados de modo misto (ou com ventilação híbrida) com estratégias simples de projeto. Dessa forma, esta pesquisa avalia o impacto de parâmetros arquitetônicos (formato da sala, tamanho e orientação das aberturas) e de uso (densidade de carga de equipamentos e temperatura de acionamento do ar-condicionado) no desempenho energético de salas de escritório de modo misto na cidade de São Paulo. O método consistiu em um levantamento de dados dessa tipologia de edifício, caracterizando os modelos de estudo, e simulações paramétricas no programa EnergyPlus. Verificou-se que o uso da ventilação híbrida proporcionou reduções de até 52% no consumo energético do ar-condicionado para resfriamento. Ao se adotar essa estratégia, é importante associar a forma da sala à área da janela. Menores consumos energéticos foram observados para as combinações de salas estreitas e profundas com janelas maiores ou de salas menos profundas e mais largas com janelas menores. Contudo, a diminuição da área efetiva para ventilação alterou essas conclusões, tendo sido obtido menor consumo de energia sempre com janelas menores. Este trabalho indica que a combinação adequada dos parâmetros estudados pode gerar projetos com menor consumo energético, o que auxilia na concepção dessa tipologia de edifício.

Keywords : Consumo de energia; Ventilação híbrida; Modo misto; Edifícios de escritórios; Simulação computacional.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )