SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Energy consumption of mixed-mode air conditioned cellular offices in São Paulo: considerations about the designUrban green spaces and the influence on vehicular traffic noise control author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

SOUZA, Roberta Vieira Gonçalves de; SOARES, Carla Patrícia Santos  and  ALVES, Tatiana Paula. Avaliação de dispositivos de sombreamento no RTQ-R do ponto de vista térmico e luminoso. Ambient. constr. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.139-159. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400298.

Considera-se que o Regulamento Brasileiro de Eficiência Energética em Edificações Residenciais (RTQ-R, 2012) apresenta um sistema de pontuação que desvaloriza o uso de dispositivos de sombreamento para as aberturas que não venezianas. Esses dispositivos são considerados com peso máximo de 50% em relação à pontuação das venezianas ainda que apresentem desempenho superior a esse peso. O presente estudo investigou o desempenho térmico e luminoso de diferentes tipologias de proteção solar em aberturas a fim de propor uma adequação do sistema de pontuações desses dispositivos pelo RTQ-R. Para tanto, foram feitas simulações computacionais com aberturas para quatro orientações em sete zonas bioclimáticas brasileiras e com variações nas tipologias e do acionamento dos dispositivos de proteção solar para ambientes de dormitório e de estar. A partir das simulações computacionais realizadas foi proposta uma escala única de pontuação para os dispositivos de sombreamento. Os resultados das pontuações indicam valores significativamente superiores ao máximo atribuído às venezianas pelo RTQ-R, o que mostra uma distorção entre os valores resultantes das simulações e os valores praticados pelo RTQ-R. Observou-se que as pontuações variam significativamente tanto entre as zonas bioclimáticas quanto com a orientação solar, e, por isso, o estudo propõe um critério de pontuação que considere essas variáveis.

Keywords : Proteção solar; Eficiência energética; RTQ-R.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )