SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Method for automated requirement checking in social housing projectsA proposal to integrate the BIM model with the Last Planner system author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

FENATO, Thalmus Magnoni et al. Método para elaboração de orçamento operacional utilizando um software de autoria BIM. Ambient. constr. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.279-299. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400305.

O orçamento operacional é uma ferramenta eficiente na gestão de custos, pois as atividades são segregadas de acordo com o processo de produção. Entretanto, essa característica torna a estrutura do orçamento extensa. O uso da modelagem da informação da construção (BIM) permite que informações de custos sejam inseridas no modelo, facilitando a extração automática dos quantitativos e o entendimento das considerações de orçamento por meio de visualização 3D. O objetivo desta pesquisa é propor um método para modelagem BIM de orçamento operacional que permita explicitar considerações de cálculo e automatizar a extração de quantitativos, com o uso do software REVIT. A condução dos estudos permitiu elaborar uma proposta do método de modelagem. A avaliação do método apontou: (a) falta de classes de objetos capazes de representar as atividades do orçamento operacional. Os objetos não possuem relacionamento entre si, acarretando que alterações de projeto demandem ajustes manuais; (b) a modelagem por parâmetros, embora não disponibilize visualização 3D, mostrou-se uma alternativa simples para extração de quantitativos com abordagem operacional. A deficiência do método estava associada à orientação para escolha do tipo de modelagem, o que demandou adaptações, incorporando diretrizes para auxiliar nessa escolha.

Keywords : Gestão de custos; Orçamento operacional; Modelagem BIM 5D.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )