SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Infiltration detection in internal areas of buildings using infrared thermography: case studyStudy of bond stress between steel bars and red ceramic waste aggregate concretes author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

SANTOS, Ana Amélia Mota dos  and  LEITE, Mônica Batista. Avaliação de concretos reciclados com agregado graúdo de concreto dosados pelo método da ABCP modificado. Ambient. constr. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.341-359. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400309.

A aplicação de agregados reciclados de resíduos de construção e demolição vem crescendo em todo o mundo. Contudo, a adoção de um método de dosagem que não considere aspectos como o tipo de agregado reciclado (AR), o melhor teor de AR na proporção das misturas e a melhor forma de avaliar a trabalhabilidade pode trazer dificuldades para essa aplicação. Assim, este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de realizar uma dosagem específica para os concretos com AR de concreto, usando como medida de trabalhabilidade o ensaio de espalhamento na mesa de Graff, como uma adaptação do método de dosagem da ABCP. Foram avaliados dois níveis de espalhamento (350 mm e 400 mm) e estudados dois teores de AR na proporção de agregados graúdos (20% e 40%) para três níveis de resistência de dosagem (25, 30 e 40 MPa) aos 28 dias. Os resultados mostraram que foi necessário realizar muitos ajustes experimentais nas misturas de concreto inicialmente determinadas pelo método de dosagem da ABCP, e o ensaio de espalhamento na mesa de Graff mostrou-se satisfatório como medida de trabalhabilidade desses concretos. Os níveis de espalhamento avaliados apresentaram influência significativa sobre os resultados de resistência à compressão, enquanto os teores de AR avaliados neste estudo (20% e 40%) não promoveram alterações dessa propriedade.

Keywords : Dosagem; Concreto reciclado; Agregado reciclado de concreto; Resíduo de construção e demolição.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )