SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4Evaluation of recycled concrete with concrete coarse aggregate using ABCP mix design method modifiedCO2 emissions in mortar coating systems: comparative case study between projected and conventional method author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

PASSOS, Luciano  and  MORENO JUNIOR, Armando Lopes. Estudo da tensão de aderência entre barras de aço e concretos com agregados de resíduos de cerâmica vermelha. Ambient. constr. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.361-375. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400310.

Emprego de materiais alternativos na produção do concreto pode ser uma das soluções viáveis para a sustentabilidade na indústria da construção civil. Faz-se necessário, portanto, o estudo das propriedades mecânicas dessa nova mistura de concreto, produzida com esses materiais. Este trabalho avalia a tensão de aderência entre barras de aço e concretos produzidos com agregados provenientes de resíduos de cerâmica vermelha visando o emprego dessamistura alternativa na produção de elementos estruturais em concreto armado. Para tanto, foram produzidas quatro misturas de concreto: uma de referência, sem nenhuma substituição, e outras três misturas com substituição gradual do agregado graúdo por um agregado de resíduos de cerâmica vermelha (20%, 40% e 100% de substituição, em volume). Doze vigas, três para cada mistura de concreto em estudo, foram executadas e avaliadas em laboratório segundo o método de ensaio preconizado pela RILEM-CEB-FIP (1983). Os resultados obtidos, com relação à tensão de aderência entre barra de aço e concreto, indicaram a viabilidade de emprego do resíduo de cerâmica vermelha como substituição de parte do agregado graúdo na produção de concretos para fins estruturais.

Keywords : Resíduo cerâmico; Concreto; Aderência.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )