SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 issue4CO2 emissions in mortar coating systems: comparative case study between projected and conventional methodUnderstanding walkable areas: applicability and analysis of a walkability index in a Brazilian city author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ambiente Construído

On-line version ISSN 1678-8621

Abstract

FONTES, Wanna Carvalho et al. Rejeito de barragem de minério de ferro na produção de ladrilhos hidráulicos: uma análise de valor para sustentabilidade de edificações. Ambient. constr. [online]. 2018, vol.18, n.4, pp.395-412. ISSN 1678-8621.  http://dx.doi.org/10.1590/s1678-86212018000400312.

O presente trabalho abrange o desenvolvimento de ladrilho hidráulico sustentável (LHS) produzido com rejeitos de barragem de minério de ferro (RBMF). Inicialmente, a avaliação técnica e a análise ambiental do RBMF foram realizadas através de testes de caracterização física, química e morfológica, lixiviação e dissolução. Sua viabilidade como pigmento também foi investigada. Posteriormente, a análise de valor foi realizada, partindo de um mapa de empatia até o estudo sobre valores ambientais, sociais e emocionais na relação entre pessoas e produtos. Como resultado, o RBMF se apresentou como partículas finas, cristalinas, sem toxicidade, sendo tecnicamente viável para ser empregado como fíler, agregado e pigmento na produção de LHS. A camada de cor do LHS apresentou cores mais homogêneas e menos poros do que as convencionais. Assim, o projeto do LHS foi desenvolvido, incorporando valores intangíveis como: ideologia ambiental, identidade local e expressão social. Nesse sentido, o presente trabalho busca ajudar nas tomadas de decisão envolvendo RBMF como material de construção.

Keywords : Materiais de construção sustentáveis; Ladrilhos hidráulicos; Rejeitos de barragem de minério de ferro; Análise de valor.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )